Durante muitos anos, o Estado do Piauí ficou sem produção acadêmica, científica na área, devido à inexistência de pesquisadores capacitados, que após investigarem e estudarem um determinado tema pudesse expor os resultados, através de artigos em livros, revistas especializadas, e congressos.
O grupo de pesquisas HABARQ/ Habitação de interesse social, por mim coordenado e vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI, vem procurando por em prática tal intenção, e o resultado será um livro a ser lançado brevemente que se divide em duas partes:
1) a primeira, voltada para artigos que buscarão divulgar informações que certamente necessitam um maior aprofundamento posterior, mas que já servem de “pontapé” inicial às reflexões críticas sobre o quadro da habitação de interesse social no Piauí.
São artigos escritos por professores, alunos, pesquisadores, arquitetos e urbanistas que vivenciam a realidade local, e através de suas interpretações pessoais e acadêmicas expõem seus pontos de vistas, questionáveis ou não, dependendo do leitor.
A intenção é difundir estas reflexões e que as mesmas sirvam de base inicial a trabalhos futuros que continuem se aprofundando nestas discussões e possam contribuir de forma prática para a melhoria da cidade na qual vivemos.
2) a segunda, trabalhará com propostas arquitetônicas voltadas para a área de habitação de interesse social e que foi desenvolvida pelos alunos e pesquisadores do grupo.
Acredita-se que em março, estaremos lançando o trabalho, que muito irá contribuir para o estudo da política habitacional em nosso Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário