Le Corbusier no inicio de sua carreira
esquema da casa dominó
A Vila Savoie.França.
Estudos do "le modulo"
As visitas de Le Corbusier ao Brasil
Alcilia Afonso
É indiscutível a importância do mestre le Corbusier para a implantação,difusão e consolidação da arquitetura moderna em terras brasileiras. Sempre ao investigarmos sobre determinado arquiteto que produziu nas décadas de 30, 40, 50, 60 nos deparamos com menção ao nome do pintor, arquiteto, urbanista, escritor, genial , Le Corbusier, como tendo sido um dos responsáveis pela adoção da ideologia e vocabulário moderno na arquitetura brasileira.
E ao deparar-se com tantas citações às suas influências, cria-se uma curiosidade em saber como se tinha dado tal transmissão: si através de publicações, de conferências ou , de visitas.
Outros arquitetos como Frank Lloyd Wrigth, Gropius e até Mies van Der Rohe estiveram no Brasil, mas nenhum influenciou, e nem “conquistou” tanto ao público técnico e profissional brasileiro, como Le Corbusier.
Ele esteve três vezes no Brasil , a primeira visita foi em 1929, a segunda em 1936 e a terceira em 1962.
Na primeira, em 1929, por acaso, ao retornar de visita à Argentina, havendo proferido palestras que mudaram o rumo da arquitetura brasileira, convencendo indiretamente ao mestre Lúcio Costa a respeito da adoção da linguagem moderna na arquitetura.
Na segunda, em 1936, já veio atendendo à solicitação oficial, e intervindo de maneira fundamental no projeto do MES no Rio de Janeiro, entre outras importantes atividades na área urbanistica e arquitetônica.
Na sua última vista ao país, veio visitar Brasilia, havendo ficado encantado com o plano urbanístico de Lúcio Costa e a belíssima arquitetura de Niemeyer.