28.10.11

V Projetar: algumas reflexões




Profs.Edson Mahfuz,Helio Piñon o durante o V Projetar em Belo Horizonte

No V Projetar, que ocorreu no período de 25 a 28 de novembro na Escola de Engenharia da UFMG em Belo Horizonte muitas discussões, muitas teorias e caminhos da contempoaneidade.

Mas, um ponto é fato: os critérios formalistas da modernidade estão de volta e cada vez mais presentes nas discussões. O exibicionismo das formas pós-modernas, não é coerente com as questões de arquiteura do cotidiano que nossas cidades necessitam. Racionalidade, economia visual e financeira tem tudo a ver com sustentabilidade.

Quem defende esta teoria é o prof.Helio Piñon, que tem o apoio brasileiro do prof.Edson Mahfuz. Eu,modéstia a parte, também defendo esta linha, e aplico-a em meu discurso teórico acadêmico e na prática projetual.

“Montbau: de cidade satélite a bairro de Barcelona. 1959-2011”

Mais um texto publicado em periódico qualificado pela CAPES (arquitextos ISSN 1809-6298), e divulgado em rede.

Trata-se do artigo intitulado “Montbau: de cidade satélite a bairro de Barcelona. 1959-2011”.

Detalhe de edifício residencial de Montbau.Barcelona. Foto:Arquivo do Patronato Municipal d' Habitación de Barcelona. 2010.


O texto possui como objeto de estudo a análise de projetos arquitetônicos desenvolvidos para habitações no bairro de Montbau, localizado em Barcelona, que foi planejado por arquitetos catalães, no final dos anos 50. Até a contemporaneidade pode ser considerado pelos especialistas em urbanismo e em projetos arquitetônicos, como una das melhores intervenções na área, devido a sua qualidade projetual, plástica, formal, funcional e social. É resultado de investigação desenvolvida sobre habitação de interesse social em Barcelona, no período da modernidade arquitetônica (1950-1965), através de bolsa patrocinada pela Fundação Carolina, no programa de mobilidade de professores brasileiros em universidades espanholas.

E porque estudar sobre Montbau? Porque, segundo especialistas, o bairro é sem dúvida um dos melhores polígonos de Barcelona, talvez, o melhor, por sua qualidade de planificação e realização, e também por sua localização em um lugar de topografia interessante. Além disso, pode-se acrescentar a diversidade da variedade tipológica habitacional projetada para os edifícios, que desperta interesse, devido à quantidade de soluções propostas.

Acessem e confiram:

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.137/4089