6.9.12

Exposição Arquiteto Antônio Luiz.MALOCA Arquitetura.Arquitetura Moderna em Teresina

O grupo Modernidade Arquitetônica/CNPQ/UFPI está homenageando o arquiteto Antônio Luiz, mineiro de Juiz de Fora, que estudou no Rio de Janeiro e que atua em Teresina,Piauí, desde o final da década de 60.

Seu trabalho é marcado pela influência moderna e a adoção de critérios projetuais, acarretando em projetos com uma excelente qualidade.

Estamos elaborando uma exposição sobre o seu trabalho que será lançada no próximo dia 21 de setembro, com apoio e patrocínio do CAU PI.

As imagens aqui expostas são de uma outra exposição realizada no cinquentenário de sua atuação profissional.

Em breve, estaremos blogando a atual.







2.9.12

Formas de morar em Ilha Grande de Santa Isabel.Delta do Parnaiba










                                         Fotografias: Kaki Afonso.


A carnaúba é o material predominante construtivo destas antigas casas de pescadores que habitam a Ilha Grande de Santa Isabel, localizada no Delta do Parnaiba, litoral do norte piauiense.

A madeira da palmeira está presente em paredes,tetos, e na cobertura em palha desta singelas casas, que marcam a paisagem da Ilha, conhecida também pelas suas belas praias, e rico artesanato de carnaúba e rendas.

1.9.12

Arquitetura do sol Soluções climáticas produzidas em Recife nos anos 50


 Publiquei mais um artigo sobre a arquitetura nordestina no portal Vitruvius, seção Arquitextos.

                  Casa Miguel Vita.Recife.Delfim Amorim.Redesenho e fotografia da autora

O texto pretende refletir sobre as contribuições da arquitetura moderna brasileira produzida nos anos 50, observando de que forma foram tratadas as propostas projetuais e construtivas para a solução dos condicionantes climáticos da região nordeste, tomando como estudo de caso, projetos elaborados na cidade de Recife, capital de Pernambuco. É fruto de pesquisas realizadas durante a elaboração de tese doutoral em projetos arquitetônicos e adotou como metodologia de pesquisa, a linha trabalhada pelo grupo FORM, da ETSAB/UPC. Trabalhou com fontes primárias coletadas em campo, nas obras visitadas, e com documentos de projetos arquitetônicos existentes nos arquivos municipais da DIRCOM/Prefeitura da Cidade de Recife. Os resultados destas contribuições têm sido empregados no ensino de projetos arquitetônicos em nível de graduação e pós graduação em cursos da UFPI.
Palavras chaves: arquitetura moderna nordestina, projetos arquitetônicos, arquitetura bioclimática.

Para ler todo o artigo acesse:
 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.147/4466