18.1.09

Um novo conceito de parque: Parque de Poblenou

Em visita à Barcelona, observando as intervenções urbanas mais recentes ocorridas na cidade,desde que voltei para o Brasil em 2006,após quatro anos vivendo e estudando em Barna(2002-2006),tive a oportunidade de visitar e fotografar mais uma das obras do arquiteto francês Jean Nouvel, no bairro de Poblenou, atual 22@barcelona.


Parque de Poblenou:projeto de Jean Nouvel.Barcelona.
foto:kaki afonso.janeiro de 2009


Além da torre de Agbar, o arquiteto projetou no mesmo bairro o instigante projeto para um parque, que recebeu ricas intervenções, principalmente no que é referente às propostas de esculturas verdes, isto é, estruturas em aço que são complementadas pela vegetação natural que se incorpora à obra de arte, criando esculturas de vegetação natural.


As esculturas verdes:aço e vegetação natural.
foto:kaki afonso.janeiro de 2009




Detalhe construtivo da estrutura da escultura verde.
foto:kaki afonso.janeiro de 2009


Para o desenho do mobiliário urbano foi criada uma linha que adotou a cor do aço inox natural (prata),bem como a adoção de formas circulares para compor o desenho das peças como luminárias,cadeiras,lixeiras, acarretando assim,em um equilibrio plástico visual que enriqueceu a intervenção ,ao mesmo tempo, que a harmonizou bastante.



Detalhe do mobiliário urbano.
foto:kaki afonso.janeiro de 2009


Chama ainda a atenção, o tratamento paisagístico trabalhado com poucas espécies, como um gramado que forma um tapete, complementado por árvores tipo "chorão", que visualmente acarretaram um excelente resultado.



Detalhe da vegetação.
foto:kaki afonso.janeiro de 2009


A crítica que realizo é somente à construção de muros, que mesmo havido recebido tratamento paisagístico,acredito que isolem o acesso e estejam impedindo a visualidade urbana do mesmo: se inexistissem aqueles muros, o parque seria mais visto, e ainda mais utilizado, sendo mais convidativo para os transeuntes que passam pela região.



Muros que criaram barreiras físicas e visuais entre o parque e o seu entorno.
foto:kaki afonso.janeiro de 2009

2 comentários:

Pablo Mastropasqua disse...

muy bueno tu blog y las fotos con encuadres uy interesantes

Unknown disse...

Gracias Pablo.
Mi intención es divulgar para todos aquellos que le gsután y trabajan con arquitectura un poco de lo que veo y hago en nuestra profesión.
Saludos y continues siempre nos visitando.