5.2.09

Arquitetura e preservação:Salamanca.Espanha



foto:kaki afonso.salamanca.fevereiro de 2009.
pelas ruas da cidade:surpresas visuais.


Visitar Salamanca, cidade espanhola medieval, é algo sempre muito enriquecedor, tanto para arquitetos, quanto para os amantes da arte e da cultura.

A cidade, que considero como umas mais belas da Espanha, possui um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetônicos, devidamente preservado, e que manteve durante séculos muitas de suas caracteristicas arquitetônicas originais.

A arquitetura, de estilos variados, que vão desde o medieval, passando pelo renascimento e barroco, possui um equilibrio visual decorrente da adoção da pedra em cor amerelada, quase bege, que predomina na cidade,mas que em momento algum, chega a parecer monótona.

Ao andar pela cidade, em cada rua, uma agradável surpresa visual,causada pelos planos dos edificios projetados, que se contrapõem formando um rico conjunto arquitetônico.

É um dos mais interessantes exemplos de como se deve preservar uma cidade, que tem vida universitária pulsante, possuindo um dos mais ativos complexos educacionais do país, com vida dinâmica, movida, mas que respeita o seu acervo cultural, preservando constantemente a sua arquietetura.

As novas intervenções urbanas são realizadas fora do centro histórico, promovendo o crescimento urbano, mas respeitando a identidade cultural daquela cidade.




foto:kaki afonso.salamanca.fevereiro de 2009.
vista do conjunto arquitetônico





foto:kaki afonso.salamanca.fevereiro de 2009.
detalhes arquitetônicos: planos e contraplanos





foto:kaki afonso.salamanca.fevereiro de 2009.
harmonia dos materiais construtivos: a cor da cantaria

Nenhum comentário: