22.3.09

Arquitetura de influência indígena no Piauí


foto:Kaki Afonso.2008. Praia da Pedra do Sal



foto:Kaki Afonso.2008. Praia da Pedra do Sal:projeto de Gérson Castelo Branco



foto:Kaki Afonso.2008. Casa de nativo:paredes em troncos de palmeiras e piso em areia.



foto:Kaki Afonso.2008. detalhe da arquitetura vérnacula


A influência da arquitetura indígena está presente em todo o Estado do Piauí, principalmente em áreas rurais e litorâneas, demonstrando através destas construções a importância da cultura pré-colonial brasileira nesta região do extremo norte nordestino.

Observa-se que, tanto na volumetria, quanto nos sistemas técnico-construtivos, a preservação da identidade plástica, visual e cultural vem sendo conservada, tanto na produção vernácula, feita pelos próprios moradores, quanto, na elaboração de projetos novos e contemporâneos, como os realizados pelo designer Gérson Castelo Branco, que mantêm as tradições desta arquitetura.

Em tempos em que se fala em demasia, em sustentabilidade, nada melhor que voltar o olhar para este tipo de arquitetura, que tem uma essência bioclimática, com excelentes soluções climáticas, com paredes vazadas, pés-direitos altos, adoção de materiais locais, entre tantas outras.


6 comentários:

Anônimo disse...

sou piauiense,mas moro em são paulo,e raramente vejo fotos bonitas do piaui.porque voces não publicam coisas bonitas!eu acredito que exitam coisas mais interessantes que uma casa de pau a pique.caralho!!

Anônimo disse...

meu kerido isso eh nossa essencia,..afinal começamos assim, da simplicidade ao sofisticado..pena que vc nao saiba apreciar o belo e simples..

Anônimo disse...

meu kerido isso eh nossa essencia,..afinal começamos assim, da simplicidade ao sofisticado..pena que vc nao saiba apreciar o belo e simples..

Anônimo disse...

Pelo jeito o anônimo lá em cima já foi aculturado, mas vá lá, numa cidade absolutamente urbana ainda vivem antas.

Anônimo disse...

Comunista o rapaz do primeiro comentario

Grupo de pesquisa Arquitetura e Lugar disse...

A beleza também está presente na simplicidade das coisas. Lástima que seu universo estético e conceitual seja tão pouco e além disso, seu vocabulário tão esdrúxulo. Leias mais, estudos mais, viajes mais, e amplie a seus conceitos.