29.8.09

Pesquisas sobre Arquitetura Moderna piauienses no 8º. Seminário Nacional do DOCOMOMO BRASIL




Será realizado entre os dias 1 a 5 de setembro o 8º.Seminário Nacional do DOCOMOMO BRASIL na cidade do Rio de Janeiro, que constará de uma vasta programação voltada para as discussões referentes à documentação e conservação da arquitetura moderna no Brasil e no mundo.

Durante o seminário a UFPI estará representada com a apresentação de trabalhos da professora Dra. Alcilia Afonso, que apresentará trabalhos sobre pesquisas realizadas sobre o arquiteto piauiense Anísio Medeiros, bem como, sobre “ A Cidade dos Motores: um modelo de cidade industrial”, que seria construída em Xerém, no Rio de Janeiro.


Perspectiva geral da “Cidade dos Motores”: observar o traçado proposto e a verticalização dos edifícios habitacionais.

Fonte: revista L’Architecture d’Aujourd’Hui.1947.p.102




Proposta da TPA para a primeira etapa: duas unidades habitacionais e o Centro Cívico.

Fonte: revista L’Architecture d’Aujourd’Hui.1947.p.103


A Professora Alcilia Afonso (Kaki) que coordena um grupo de pesquisas sobre modernidade arquitetônica na UFPI, estará acompanhada de pesquisadoras teresinenses que também enviaram trabalhos para o evento, tratando de obras modernas construídas no Piauí, como por exemplo, o Centro Administrativo, o Rio Poty Hotel, entre outros.

Teresa Rovira em visita ao Brasil


A arquiteta e professora Dra.Teresa Rovira da ETSAB/UPC de Barcelona.
Foto: Kaki Afonso. Ago.2009


A arquiteta e professora catalã Dra.Teresa Rovira é coordenadora do programa de doutorado em projetos arquitetônicos da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona/ ETSAB da Universidade Politécnica da Catalunha/UPC e do grupo de pesquisa FORM, direcionado ao resgate através de investigações arquitetônicas da arquitetura moderna européia e latino-americana.

Está visitando por primeira vez o Brasil e através de uma programação planejada em rede sob a coordenação da prof. Dra. Alcilia Afonso (Kaki) da UFPI, realiza uma série de palestras, conferências, aberturas de exposições e lançamentos de livros em universidades brasileiras.


Dra.Teresa Rovira acompanhada da prof. Dra. Alcilia Afonso (Kaki) em debate na mesa sobre a obra de Richard Neutra, no auditório Benedito Nunes/ Mackenzie. Foto:Júlio Afonso. Ago.2009


A Mackenzie em São Paulo foi a primeira a receber Teresa Rovira, que proferiu palestra sobre a obra de Richard Neutra e a influência deste na América Latina, além, de abrir a exposição “Documentos da arquitetura moderna latino-americana: 1950-1965” sediada no edifício do Centro Histórico da instituição.


Dra.Teresa Rovira durante a abertura da Exposição sobre Arquitetura Moderna latino-americana, acompanhada da prof.Dra.Isabel Villac,coordenadora da pós-graduação em Arquitetura da Mackenzie. Foto: Kaki Afonso. Ago.2009


Kaki Afonso, Teresa Rovira , Robert Terradas e Ruth Verde Zein durante a abertura da Exposição sobre Arquitetura Moderna latino-americana, no edificio do Centro Histórico da Mackenzie. Foto: Júlio Afonso. Ago.2009


Acompanhando a exposição que é produto de pesquisas doutorais do programa da ETSAB/UPC, foi lançado os livros que acompanham e complementam a mesma, que podem ser adquiridos na livraria da Mackenzie, voltada especificamente para a área de arquitetura.



Os arquitetos Teresa Rovira , Robert Terradas e Kaki Afonso, durante a abertura da Exposição sobre Arquitetura Moderna latino-americana, no edificio do Centro Histórico da Mackenzie. Foto: Júlio Afonso. Ago.2009


As arquitetos e professoras Kaki Afonso e Ruth Verde Zein, durante a abertura da Exposição sobre Arquitetura Moderna latino-americana, no edificio do Centro Histórico da Mackenzie. Foto: Júlio Afonso. Ago.2009


Teresa Rovira veio acompanhada de um grupo de arquitetos e professores catalãs da ETSAB e da LA SALLE, que estão também seguindo para conhecer Brasília e a produção arquitetônica de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Entre os dias 1 a 5 de setembro Teresa Rovira, e Robert Terradas, seu esposo, arquiteto e diretor da Faculdade de Arquitetura de LA SALLE, estarão apresentando trabalhos durante o 8º.Seminário Nacional do DOCOMOMO, divulgando no Brasil os trabalhos que vêm sendo realizados em investigações sobre a rica arquitetura latino-americana pesquisada pelo Grupo FORM.

23.8.09

Conjunto Jacinta Andrade: um desafio projetual.


A turma de projetos arquitetônicos: DCCA/CT/UFPI
Foto: Janaina Marques/GIDUR/CAIXA

O Conjunto residencial Jacinta Andrade é um empreendimento que vem sendo realizado pela ADH/ Agencia de Desenvolvimento Habitacional do Governo do Estado do Piauí, com recursos do PAC/ Governo Federal e CAIXA, e tem como meta a construção de 4000 casas, abrigando aproximadamente 20.000 pessoas.

Operários de cinco construtoras atuam na área.
Foto:Kaki Afonso.Ago 2009.


A área onde está sendo implantado o grande conjunto habitacional fica na localidade de Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, em terras pertencentes anteriormente à Fazenda Canaã, de propriedade do deputado federal Júlio César Lima.


A área a ser trabalhada fica em terras pertencentes a uma fazenda.
Foto:Kaki Afonso.Ago 2009.


Foi loteada uma grande área na Fazenda, que prevê a reserva para zonas institucionais e verdes.


Está prevista a construção de três tipologias distintas: casas com dois quartos, com três quartos e para deficientes físicos.


O empreendimento trata-se de um dos maiores investimentos federais na área em construção no País, e vem sendo alvo principal da política pública estadual e municipal, uma vez que envolve uma série de atores institucionais, como AGESPISA, CEPISA, Prefeitura Municipal de Teresina, entre outros.



A turma de projetos arquitetônicos: DCCA/CT/UFPI
Foto: Janaina Marques/GIDUR/CAIXA


O curso de arquitetura e urbanismo, na disciplina de projeto arquitetônico 6, voltada para o desenvolvimento de grandes intervenções arquitetônicas em espaços urbanos, tem como objeto de estudo neste semestre o desenvolvimento de projetos arquitetônicos voltados para equipamentos sociais, culturais e de produção econômica para a área, através de parceria com a CAIXA/GIDUR e a ADH.


Será um desafio para os professores da disciplina, Prof. Dra. Alcilia Afonso (Kaki) e prof. Ms.Sandra Saraiva, juntamente com os 35 alunos da disciplina ao tentarem viabilizar e interagir intervenções acadêmicas com a prática profissional na área, que dialoga com aspectos reais e que carecem de decisões imediatas, uma vez que há prazo para ao término da obra como um todo.



A área verde reservada: pior topografia.
Foto: Kaki Afonso.AGO 2009


Infelizmente, já se pode observar em uma primeira visita de reconhecimento na área, que reservaram as zonas mais acidentadas para as áreas verdes, o que dificultará algumas intervenções.