23.8.09

Conjunto Jacinta Andrade: um desafio projetual.


A turma de projetos arquitetônicos: DCCA/CT/UFPI
Foto: Janaina Marques/GIDUR/CAIXA

O Conjunto residencial Jacinta Andrade é um empreendimento que vem sendo realizado pela ADH/ Agencia de Desenvolvimento Habitacional do Governo do Estado do Piauí, com recursos do PAC/ Governo Federal e CAIXA, e tem como meta a construção de 4000 casas, abrigando aproximadamente 20.000 pessoas.

Operários de cinco construtoras atuam na área.
Foto:Kaki Afonso.Ago 2009.


A área onde está sendo implantado o grande conjunto habitacional fica na localidade de Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, em terras pertencentes anteriormente à Fazenda Canaã, de propriedade do deputado federal Júlio César Lima.


A área a ser trabalhada fica em terras pertencentes a uma fazenda.
Foto:Kaki Afonso.Ago 2009.


Foi loteada uma grande área na Fazenda, que prevê a reserva para zonas institucionais e verdes.


Está prevista a construção de três tipologias distintas: casas com dois quartos, com três quartos e para deficientes físicos.


O empreendimento trata-se de um dos maiores investimentos federais na área em construção no País, e vem sendo alvo principal da política pública estadual e municipal, uma vez que envolve uma série de atores institucionais, como AGESPISA, CEPISA, Prefeitura Municipal de Teresina, entre outros.



A turma de projetos arquitetônicos: DCCA/CT/UFPI
Foto: Janaina Marques/GIDUR/CAIXA


O curso de arquitetura e urbanismo, na disciplina de projeto arquitetônico 6, voltada para o desenvolvimento de grandes intervenções arquitetônicas em espaços urbanos, tem como objeto de estudo neste semestre o desenvolvimento de projetos arquitetônicos voltados para equipamentos sociais, culturais e de produção econômica para a área, através de parceria com a CAIXA/GIDUR e a ADH.


Será um desafio para os professores da disciplina, Prof. Dra. Alcilia Afonso (Kaki) e prof. Ms.Sandra Saraiva, juntamente com os 35 alunos da disciplina ao tentarem viabilizar e interagir intervenções acadêmicas com a prática profissional na área, que dialoga com aspectos reais e que carecem de decisões imediatas, uma vez que há prazo para ao término da obra como um todo.



A área verde reservada: pior topografia.
Foto: Kaki Afonso.AGO 2009


Infelizmente, já se pode observar em uma primeira visita de reconhecimento na área, que reservaram as zonas mais acidentadas para as áreas verdes, o que dificultará algumas intervenções.


Nenhum comentário: