25.9.09

Parque Guinle: influências na arquitetura moderna recifense.


foto: Kaki Afonso. Set/2009



foto: Kaki Afonso. Set/2009


A arquitetura moderna carioca influenciou bastante a produção brasileira, através do pensamento e prática do Mestre Lúcio Costa, entre outros fatos marcantes.

Na obra do Parque Guinle, o arquiteto projetou blocos de apartamentos, devidamente implantados em terreno de topografia acidentada, tirando partido da insolação e ventilação e trabalhando com fachadas compostas de panos de cobogós cerâmicos, com diferentes desenhos e texturas, que deram formação a um rico jogo plástico, contrapondo-se a brises.

Desperta interesse o local no qual foi implantado o projeto, com uma vegetação densa e tropical, criando áreas de convivência aos moradores, bastante agradável.


foto: Kaki Afonso. Set/2009


foto: Kaki Afonso. Set/2009

O projeto foi referência nacional e influenciou diretamente a produção arquitetônica recifense, através da ida do arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi para a cidade, e que, no edifício União, repetiu a solução empregada por Costa nos edifícios do Parque Guinle.

A partir deste edifício recifense, outros arquitetos que atuavam na cidade, como o português Delfim Amorim (edifício Pirapama), o pernambucano Valdeci Pinto(edifício Walfrido Antunes) adotaram o modelo da “segunda pele” de cobogós, caracterizando assim, grande parte dos edifícios de altura construídos em Recife naqueles anos.

Mas, não se pode, nem se deve esquecer, que foi o arquiteto Luiz Nunes, o primeiro a utilizar grandes panos de elementos vazados, no edifício da Caixa d’água de Olinda.

Maiores informações:

AFONSO,Alcilia. La Consolidación de la arquitectura moderna en Recife. Tese doutoral. Departamentos de proyectos arquitectónicos. ETSAB/UPC.2006.



Nenhum comentário: