Será sorteado um tema entre cinco para que o candidato desenvolva uma redação sobre o mesmo. O candidato deverá se preparar para dissertar sobre:
1. As grandes obras de infra-estrutura para a Copa do Mundo e olimpíadas no Brasil: desafios.
2. A relação entre estrutura e arquitetura para a qualidade projetual e construtiva.
3. Tensões e conflitos na cidade contemporânea brasileira.
4. Os condicionantes do projeto e da construção de edifícios.
5. A sustentabilidade das edificações: do projeto à sua execução.
O candidato não precisa ficar com “medo” de fazer a prova escrita, pois ela existe apenas, para analisar o nível do aluno graduado que deseja realizar o curso, seu grau de informação sobre assuntos da área, seu conhecimento técnico-projetual, sua experiência...
Quanto ao currículo do aluno, sabe-se também que a maior parte ainda é recém-
graduada e por isso, não fiquem “ inibidos” por ainda terem currículos incipientes, pois vocês que querem fazer o curso estão apenas iniciando a formação na pós-graduação e vão aprender com os nossos professores os primeiros passos para entrar em definitivo na vida profissional.
Deseja-se saber a origem da formação dos alunos, aonde estudaram, aonde estagiaram, e as áreas que pretendem desenvolver a carreira profissional.
Procurem ler os sites do Governo Federal, o do Ministério das Cidades ( Pacs), as leis ambientais, o Estatuto da Cidade, questões referentes à sustentabilidade e acessibilidade na arquitetura e nas cidades, a importância do clima na contemporaneidade, enfim,temas correntes para quem atua na nossa área.
O que se pretende com isso, é despertar em todos aqueles alunos que irão fazer o Curso, o interesse pela atualização temática e pela leitura.