9.4.11

Brasil: país de contrastes. Planalto Ininga x Vila Ininga

Hoje visitei com minhas duas bolsistas de extensão do CT/ UFPI, uma comunidade carente que vive, por incrível que pareça, em uma das regiões mais nobres da cidade de Teresina,capital do Piauí, o bairro Ininga.

A região antes sediava uma grande cerâmica, que posteriormente foi loteada e vendida, dando origem ao bairro Ininga, que possui ainda uma grande reserva de área verde, tendo limites com o rio Poty.


foto: Kaki Afonso.Vila Ininga.Abril de 2011

No bairro, que teve a sua ocupação residencial de um padrão mais elevado a partir do final dos anos 80, convivem lado a lado, muro com muro, grandes residências com pequenos casebres, barracos, ainda construidos em taipa e cobertos de palha.

Apesar do alto IPTU cobrado aos moradores do nobre bairro, encontram-se ainda ruas sem calçamento, terrenos baldios sem muros, nem calçadas( o que é lei municipal!) , lixo depositado nos terrenos e uma população miserável, que não vive: sobrevive!



foto: Kaki Afonso.Vila Ininga.Abril de 2011

A condição de vida destas pessoas é sub humana: as casas insalubres, com piso em terra batida, úmidas, escuras,sujas, não possuem a mínima condição de higiene.

A maior parte das casas não possuem banheiros, e os habitantes usam o "mato" como eles chamam, para as suas necessidades... as ruas não possuem drenagem, não são calçadas e as crianças brincam nas poças de lamas que são circundandas por lixo!


foto: Kaki Afonso.Vila Ininga.Abril de 2011



foto: Kaki Afonso.Vila Ininga.Abril de 2011

O sudesenvolvimento está ali representado de forma clara e absurda,pois é incabível que um local dentro da cidade, ao lado de um campus universitário, esteja completamente abandonado pelos serviços públicos básicos.

Felizmente existe ali, um trabalho voluntário social e comunitário desenvolvido pela Igreja, que vem procurando apoiar e assistir àquela comunidade, através da Igreja de Santo Antônio, da construção de uma creche...

A Prefeitura de Teresina iniciou um trabalho de ordenação urbana da vila Ininga, construiu uma escola, mas precisa fazer mais por aquela região. A chamada vila Cerâmica, ao lado da Ininga necessita de medidas urgentes habitacionais.


foto: Kaki Afonso.Vila Ininga.Abril de 2011

Um comentário:

Anônimo disse...

OH MEU DEUS QUE CONDIÇÕES TERRÍVEIS DESSES NOSSOS IRMÃOS PIAUIENSES!!!
QUE DEUS NOS AUXILIE EM CLAMARMOS POR ESTE POVO!!!
SEU TRABALHO MUITO ESCLARECEDOR KAKI AFONSO QUE DEUS SEJA CONTIGO!