Desenho:Raphael Senna.Teresina. Abril de 2011
Reproduzo aqui, alguns fragmentos do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI, Raphael Senna e Tarcila Moura Fé, sobre a Ponte metálica que liga as cidades de Teresina, no Piauí à Cidade de Timom, no Maranhão.
A ponte é monumento nacional tombada pelo IPHAN, e durante todos os anos de sua existência é um dos mais belos cartões postais destas cidades.
Estes belos croquis feitos pelo Raphael Senna, bem como as fotografias de detalhes estruturais desta obra, comprovam o seu imensurável valor cultural.
Foto:Raphael Senna.Teresina. Abril de 2011
"A Ponte Metálica João Luís Ferreira localiza-se sobre o rio Parnaíba, e liga as cidades de Teresina e Timon. O rio é o marco da divisa entre Piauí e Maranhão, portanto, a ponte é também importante via de ligação entre os dois estados." (Texto: Raphael Senna e Tarcila Moura Fé)
A ponte é monumento nacional tombada pelo IPHAN, e durante todos os anos de sua existência é um dos mais belos cartões postais destas cidades.
Estes belos croquis feitos pelo Raphael Senna, bem como as fotografias de detalhes estruturais desta obra, comprovam o seu imensurável valor cultural.
Foto:Raphael Senna.Teresina. Abril de 2011
"A Ponte Metálica João Luís Ferreira localiza-se sobre o rio Parnaíba, e liga as cidades de Teresina e Timon. O rio é o marco da divisa entre Piauí e Maranhão, portanto, a ponte é também importante via de ligação entre os dois estados." (Texto: Raphael Senna e Tarcila Moura Fé)
Desenho:Raphael Senna.Teresina. Abril de 2011
" Vista “de dentro”, a trama metálica da ponte mais protege que aprisiona, e tem como plano de fundo o skyline do centro de Teresina, a vegetação marginal, o cais e o rio Parnaíba".(Raphael Senna e Tarcila Moura Fé)
Foto:Raphael Senna.Teresina. Abril de 2011
"A Ponte Metálica João Luís Ferreira foi construída para finalmente concretizar o prolongamento da Estrada de Ferro São Luís – Teresina até a capital piauiense. O primeiro trecho da ferrovia foi aberto em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (atual Timon). Em 1919 o trecho São Luís – Cachimbos foi inaugurado e, em 1920, prolongado até Caxias. A linha férrea chegou a Teresina em dezembro de 1938, durante a construção da Ponte Metálica, iniciada em 1922.
Antes da inauguração da Ponte João Luís Ferreira, em 1939, a travessia do rio era feita por meio de canoas. De fato, o primeiro comboio ferroviário a cruzar a ponte foi o trem M-1, em 31 de dezembro de 1938. A partir desse momento, a locomotiva passou a servir aos passageiros, fazendo o trajeto do rio Parnaíba até a Estação Ferroviária Central de Teresina. Esta última teve sua construção concluída em 1926, mas só passou a ser utilizada doze anos depois, com a inauguração do trecho ferroviário. A E.F. São Luís - Teresina foi a primeira estrada de ferro a passar por terras piauienses.
A Ponte João Luís Ferreira possui esse nome em homenagem ao engenheiro piauiense que serviu durante anos na Inspetoria Federal de Estradas de Ferro e foi diretor da E.F. São Luís – Teresina. O engenheiro escolheu o local da construção, fiscalizou a execução do projeto da ponte, e trabalhou muito para que ele se concretizasse, mas já havia falecido quando houve a inauguração, em 1939.O tempo foi passando, e em 1960 as grandes enchentes que assolaram a região foram responsáveis por um acidente num pilar de apoio da ponte. Graças a isso, na década de 70 houve uma reforma para a inclusão dos apoios. De 76 a 79 houve a inclusão de uma passarela para ciclistas e pedestres, e de 79 a 85 ocorreu um reforço estrutural dos pilares. " ( Texto: Raphael Senna e Tarcila Moura Fé)
3 comentários:
Os croquis e as fotos da Ponte Metálica estão muito bons.É gratificante ver o esforço de estudantes da UFPI em estudar o patrimônio cultural da nossa terra e se dedicar em mostrar a beleza do nosso Piauí para quem não o conhece.
Estudantes mal informadas senão vejamos;durante os anos de 61,62 e 63 esta ponte foi totalmente recuperada do seu desalinhamento e desnivelamento e recuperado seu apoio do lado esquerdo. Sua cor original era vermelha foi feito um jateamento e tratamento superficial para a cor atual, enfim ...depois já nos anos 70 foram acrescentados os dois apoios do vão central etc... acompanhei de perto pois meu pai trabalhou todo aquele período naquela recuperação ...
gostaria de obter informações a respeito da empresa que construiu a ponte. onde foi construida,cidade, pais, etc. como foi transportada até teresina.
por favor enviar informações para
zecapereira9@hotmail.com ou zcpereira@gmail.com
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