6.7.11

Entrevista sobre a NBR 15575



Arq.Dra.Alcilia Afonso (Kaki)

Atualmente, no Brasil, encontra-se em discussão em várias instâncias profissionais, ocorridas principalmente na cidade de São Paulo, a aplicação da nova norma de desempenho para edificações Habitacionais de até 5 pavimentos, a NBR 15.575, que estabelece requisitos mínimos de desempenho, de vida útil e de garantia para os sistemas que compõem os edifícios.

A Norma é composta por 6 capítulos: Requisitos Gerais; Requisitos para Sistemas Estruturais; Requisitos para Sistemas de Pisos; Requisitos para Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas; Requisitos para Sistemas de Coberturas; Requisitos para Sistemas Hidrossanitários.

Tendo participado das discussões da mesma em reuniões nacionais como representante técnica do SINDUSCON/ PI, Sindicato da Construção Civil, foi observado que existe uma série de problemas para sua aplicação.

Assim, se pretende trazer esta discussão para este evento, que está voltado para teorias e práticas projetuais, envolvendo assim, o meio arquitetônico e acadêmico em questionamentos do mercado profissional contemporâneo brasileiro.

Abaixo a entrevista concedida à assessoria de imprensa do Sinduscon/PI:

Quando realmente a Norma entra em vigor?

A norma entrará em vigor quando for concluída a sua revisão por parte das comissões setorizadas de estudos e for votada na Câmara Federal.Foi solicitada a prorrogação do prazo,pois os trabalhos ainda não foram concluídos, pois existem uma série de ensaios e testes para serem realizados...

Como é o seu trabalho acompanhando o desenrolar das discussões pelo Sinduscon?

Tenho participado uma vez por mês em reuniões nacionais em São Paulo e Brasília, representando tecnicamente o Sinduscon PI nas discussões, salientando a importância das diversidades regionais brasileiras no que diz respeito à realidade social, econômica de nosso Estado.

Como as construtoras de Teresina estão reagindo a Norma? Alguma já está construindo de acordo com o texto previsto?

Poucas construtoras participaram da última reunião estadual, mas percebi que algumas já possuem conhecimento da NBR 15575 e estão criando equipes de trabalhos para o estudo e aplicação da mesma.

Existe algum empreendimento já construído seguindo a Norma?

Que eu tenha conhecimento aqui no estado do Piauí, ainda não...ela possui pontos de exigência construtiva que acarreta em custos para a obra e poucos ainda puseram em prática, uma vez que ainda não está en vigor.

Qual a sua importância?

Ela trará uma maior qualidade projetual e construtiva para a obra, beneficiando toda a cadeia produtiva.O detalhamento, as especificações, equipes treinadas, e um mercado que possua os itens ensaiados e aprovados pela mesma serão fundamentais neste processo.Mas, sem dúvida o maior beneficiário será o cliente/consumidor que terá um imóvel com um padrão execlente de qualidade.Certamente, tais exigências subirão o valor do imóvel,mas no final, valerá a pena, pelo custo/benefício.

Considerações que a senhora ache importante:

Ao refletir-se sobre este questionamento, podem ser aqui listados aqui algumas contribuições que a aplicação da NBR 15.575 trará. Inicialmente pode ser feita referencia à abordagem em desempenho que ela possui - no lugar do caráter prescritivo – definindo os resultados mínimos esperados do comportamento e condições da habitação. Outro ponto importante trata do atendimento da melhor forma às necessidades de conforto e segurança do morador; o Incentivo às inovações tecnológicas e requisitos de sustentabilidade.

Aliada a estas contribuições pode-se acrescentar o estímulo à percepção do cliente sobre a qualidade/ desempenho com o valor agregado; Aqui, todos são co responsáveis pela durabilidade da moradia. Além disso, observa-se ainda como um avanço, a questão da busca pelo esclarecimento do papel de cada agente: projetistas– incorporadores– construtores– fabricantes– usuários; e a eliminação do fator “subjetividade”, pois as perícias terão ensaios definidos.


Nenhum comentário: