26.1.12

Arquitetura Moderna em Recife nos anos 50


A editora alemã Editorial Académica Española/EAE que é uma marca da LAP LAMBERT Academic Publishing GmbH & Co. KG, situada na cidade de Saarbrücken, Alemanha, estará publicando o trabalho resultado de tese doutoral da prof. Dra. Alcilia Afonso (Kaki), vinculada ao curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, cujo título é " La arquitectura moderna en Recife en los años 50".

O trabalho resgata os critérios projetuais da arquitetura moderna produzida em Recife pelos arquitetos e professores Mário Russo, Acácio Gil Borsói , Delfim Amorim e Heitor Maia Neto, que produziram edificações voltadas para o clima tropical brasileiro, usando soluções, técnicas e materiais locais,resultando em um rico acervo moderno, e que vem influenciando à várias gerações.

O livro será comercializado dentro em breve, em livrarias e através do site Amazon.

19.1.12

Arquitetura vernácula na Barrinha:litoral piauiense


Foto: Kaki Afonso. Janeiro 2012


Foto: Kaki Afonso. Janeiro 2012


Foto: Kaki Afonso. Janeiro 2012



Foto: Kaki Afonso. Janeiro 2012


Foto: Kaki Afonso. Janeiro 2012


Foto: Kaki Afonso. Janeiro 2012



Barrinha é um povoado localizado no litoral piauiense, ao lado da praia de Barra Grande e que possui uma paisagem bastante peculiar, com sua arquitetura vérnacula, com casas tipicas da região e que receberam um jogo de cores, incentivada pela "agitadora cultural", a psicológa Rosário.

A rua principal do povoado recebeu pintura florida em seus muros e as casas antigas, um rico colorido, que ressaltou ainda mais a beleza simples deste casario e das suas ruelas.

Vale a pena conferir o lugar e disfrutar dele seus significativos cenários naturais e construidos.

15.1.12

Habitação de Interesse social no Piauí: Algumas reflexões


Foto: Kaki Afonso. PI.2009

Pesquisar, coletando materiais, ouvindo pessoas, lendo textos relacionados com o tema, trabalhando informações, imagens, fotografias, desenhos, faz parte de todo um processo reflexivo, em nosso caso, voltado para o cenário arquitetônico e urbanístico piauiense.

Durante muitos anos, o Estado do Piauí ficou sem produção acadêmica, científica na área, devido à inexistência de pesquisadores capacitados, que após investigarem e estudarem um determinado tema pudesse expor os resultados, através de artigos em livros, revistas especializadas, e congressos.

O grupo de pesquisas HABARQ/ Habitação de interesse social, por mim coordenado e vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI, vem procurando por em prática tal intenção, e o resultado será um livro a ser lançado brevemente que se divide em duas partes:

1) a primeira, voltada para artigos que buscarão divulgar informações que certamente necessitam um maior aprofundamento posterior, mas que já servem de “pontapé” inicial às reflexões críticas sobre o quadro da habitação de interesse social no Piauí.

São artigos escritos por professores, alunos, pesquisadores, arquitetos e urbanistas que vivenciam a realidade local, e através de suas interpretações pessoais e acadêmicas expõem seus pontos de vistas, questionáveis ou não, dependendo do leitor.

A intenção é difundir estas reflexões e que as mesmas sirvam de base inicial a trabalhos futuros que continuem se aprofundando nestas discussões e possam contribuir de forma prática para a melhoria da cidade na qual vivemos.

2) a segunda, trabalhará com propostas arquitetônicas voltadas para a área de habitação de interesse social e que foi desenvolvida pelos alunos e pesquisadores do grupo.

Acredita-se que em março, estaremos lançando o trabalho, que muito irá contribuir para o estudo da política habitacional em nosso Estado.

Planos de uma paisagem litorânea: Barra Grande.PI

Os lugares procuram nos oferecer prazeres visuais inimagináveis, proporcionando a criação de planos obtidos através dos materiais naturais da própria local, e das intervenções humanas.

O resultado é um momento de reflexão que pode ser captado através do registro de imagens.




Foto: Kaki Afonso. Barra Grande. 01/2012



Foto: Kaki Afonso. Barra Grande. 01/2012






Foto: Kaki Afonso. Barra Grande. 01/2012

Cemitério em Barra Grande: alguns olhares



Foto: Kaki Afonso. Barra Grande. 01/2012

Situado em um alto de um morro na praia de Barra Grande, litoral piauiense, este singelo cemitério se impõe na paisagem local com sua simplicidade.

Composto por túmulos feitos em sua maioria, em alvenaria caiada, muitos deles, possuem a mesma
característica arquitetônica com suas formas, limpas e puras. Alguns são arrematados por uma, duas, três, e até quatro cruzes, quando a família ali enterrada está unida nestes túmulos.


Foto: Kaki Afonso. Barra Grande. 01/2012

O lugar é de uma energia irradiante e ao mesmo tempo, que transmite paz, devido a sua implantação em um terreno no qual permite de seu topo, a vista do mar e de todo o entorno da bela praia.

A peculariedade do desenho dos túmulos merece estudos mais aprofundados, pela solução empregada pelos mesmos e pela beleza de suas formas simples.



Foto: Kaki Afonso. Barra Grande. 01/2012



Foto: Kaki Afonso. Barra Grande. 01/2012



Foto: Kaki Afonso. Barra Grande. 01/2012