Foto: Kaki Afonso.nov.2013
O Eldorado Country Clube foi projetado
pelo arquiteto Antonio Luiz, e está situado ás margens leste do rio Poty, zona
leste da cidade de Teresina, no bairro São João, no qual predomina o uso de uma
tipologia residencial.
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
O programa de necessidades inicialmente
proposto previa um clube associado a um hotel, que iria tirar partido do lugar
no qual estava sendo implantado, caracterizado pela existência de uma região
úmida, espécie de brejo, no qual seriam projetadas intervenções paisagísticas,
que unisse o espaço construído com a paisagem local.
A obra foi projetada no ano de 1986, mas somente em 1987 teve início e
até os dias atuais, ainda encontra-se inacabada, devido a uma série de fatores,
entre eles, a desestruturação administrativa da instituição do clube. O hotel
nunca foi iniciado e o arquiteto, em depoimento dado, demonstrou insatisfação
com o trâmite realizado à evolução da obra.
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
O terreno no qual foi implantado o Clube
possui aproximadamente 32 hectares, topografia irregular, e com uma grande
densidade de vegetação nativa, composto por palmeiras da região da Mata dos
Cocais, como o babaçu, a carnaúba, o tucum.
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
Desperta interesse neste complexo de
lazer, a solução arquitetônica utilizada pelo arquiteto para a sede do clube.
De forma de pavilhão, dividido em três níveis que dialogam entre si, com
espaços transparentes e modulados, o arquiteto distribuiu o edifício no eixo
norte / sul, tirando partido da predominância dos ventos nordeste e sudeste
para solucionar a planta baixa da edificação.
AFONSO (2002, p.61) escreveu sobre este
edifício:
“Arquitetura e estrutura trabalham
juntos. Assim é a produção desse arquiteto, que tem na sua mais recente obra, o
Eldorado Country Clube, um exemplo prático de seu conceito arquitetônico. Tal
projeto possui no seu bloco principal uma levíssima arquitetura, estruturada com pilares
detalhados de concreto, permitindo uma leveza espacial, pelos grandes vãos e
vazamentos de aberturas.”
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
E de fato, observa-se a perfeita união
entre arquitetura e estrutura, presente na solução adotada, na qual pilares em
forma de Y em concreto aparente, distribuídos de maneira sistemática, vencem os
grandes vãos projetados, permitindo uma fluidez espacial e diálogos visuais
entre as mais distintas áreas do programa, que foram resolvidas abrigadas sobre
este volume puro e limpo.
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
A solução estrutural trabalhou com um
sistema construtivo misto, com pilares em concreto e vigamentos em treliças de
aço, que conferem leveza ao espaço interno do edifício.
Um elemento de força plástica nesta
composição vem a ser o volume projetado para a caixa d’água do complexo, que
possui forma de tetraedro, em concreto aparente, situada na fachada principal
do edifício do Clube. Suspensa por um esbelto pilar, a parte superior se
subdivide em lâminas de concreto, compondo uma bela solução estrutural e
plástica.
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
O jogo de planos do edifício foi
trabalhado através do predomínio da horizontalidade do volume principal,
coberto com um revestimento em telhas cerâmicas vitrificadas na cor verde,
contrapostas ao concreto dos pilares, e o uso da cor branca nas alvenarias.
Foto: Kaki Afonso.nov.2013
Observa-se nessa obra, a preocupação do
arquiteto mineiro em resolver os problemas arquitetônicos dialogando com a
estrutura e com as soluções climáticas. O resultado desse projeto é fruto dessa
relação entre estes três elementos que acarretaram uma composição arquitetônica
equilibrada, arrojada e que, sem dúvida, adotou todos os critérios da linguagem
moderna universal para resolver o projeto: uso de modulação sistemática,
atenção aos detalhes, espaços transparentes, forma abstrata, estruturas independentes.
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