9.11.13

Eldorado Country Clube: arquiteto Antonio Luiz.1986.Teresina

                                                 Foto: Kaki Afonso.nov.2013

O Eldorado Country Clube foi projetado pelo arquiteto Antonio Luiz, e está situado ás margens leste do rio Poty, zona leste da cidade de Teresina, no bairro São João, no qual predomina o uso de uma tipologia residencial.

                                                    Foto: Kaki Afonso.nov.2013
O programa de necessidades inicialmente proposto previa um clube associado a um hotel, que iria tirar partido do lugar no qual estava sendo implantado, caracterizado pela existência de uma região úmida, espécie de brejo, no qual seriam projetadas intervenções paisagísticas, que unisse o espaço construído com a paisagem local.
A obra foi projetada no ano de 1986, mas somente em 1987 teve início e até os dias atuais, ainda encontra-se inacabada, devido a uma série de fatores, entre eles, a desestruturação administrativa da instituição do clube. O hotel nunca foi iniciado e o arquiteto, em depoimento dado, demonstrou insatisfação com o trâmite realizado à evolução da obra.
                                          Foto: Kaki Afonso.nov.2013
O terreno no qual foi implantado o Clube possui aproximadamente 32 hectares, topografia irregular, e com uma grande densidade de vegetação nativa, composto por palmeiras da região da Mata dos Cocais, como o babaçu, a carnaúba, o tucum.

                                          Foto: Kaki Afonso.nov.2013
Desperta interesse neste complexo de lazer, a solução arquitetônica utilizada pelo arquiteto para a sede do clube. De forma de pavilhão, dividido em três níveis que dialogam entre si, com espaços transparentes e modulados, o arquiteto distribuiu o edifício no eixo norte / sul, tirando partido da predominância dos ventos nordeste e sudeste para solucionar a planta baixa da edificação.
AFONSO (2002, p.61) escreveu sobre este edifício:
“Arquitetura e estrutura trabalham juntos. Assim é a produção desse arquiteto, que tem na sua mais recente obra, o Eldorado Country Clube, um exemplo prático de seu conceito arquitetônico. Tal projeto possui no seu bloco principal uma levíssima  arquitetura, estruturada com pilares detalhados de concreto, permitindo uma leveza espacial, pelos grandes vãos e vazamentos de aberturas.”

                                           Foto: Kaki Afonso.nov.2013
E de fato, observa-se a perfeita união entre arquitetura e estrutura, presente na solução adotada, na qual pilares em forma de Y em concreto aparente, distribuídos de maneira sistemática, vencem os grandes vãos projetados, permitindo uma fluidez espacial e diálogos visuais entre as mais distintas áreas do programa, que foram resolvidas abrigadas sobre este volume puro e limpo.

                                                    Foto: Kaki Afonso.nov.2013

                                                    Foto: Kaki Afonso.nov.2013

                                                    Foto: Kaki Afonso.nov.2013

A solução estrutural trabalhou com um sistema construtivo misto, com pilares em concreto e vigamentos em treliças de aço, que conferem leveza ao espaço interno do edifício.
Um elemento de força plástica nesta composição vem a ser o volume projetado para a caixa d’água do complexo, que possui forma de tetraedro, em concreto aparente, situada na fachada principal do edifício do Clube. Suspensa por um esbelto pilar, a parte superior se subdivide em lâminas de concreto, compondo uma bela solução estrutural e plástica.

                                          Foto: Kaki Afonso.nov.2013

                                                    Foto: Kaki Afonso.nov.2013

O jogo de planos do edifício foi trabalhado através do predomínio da horizontalidade do volume principal, coberto com um revestimento em telhas cerâmicas vitrificadas na cor verde, contrapostas ao concreto dos pilares, e o uso da cor branca nas alvenarias.

                                                    Foto: Kaki Afonso.nov.2013
Observa-se nessa obra, a preocupação do arquiteto mineiro em resolver os problemas arquitetônicos dialogando com a estrutura e com as soluções climáticas. O resultado desse projeto é fruto dessa relação entre estes três elementos que acarretaram uma composição arquitetônica equilibrada, arrojada e que, sem dúvida, adotou todos os critérios da linguagem moderna universal para resolver o projeto: uso de modulação sistemática, atenção aos detalhes, espaços transparentes, forma abstrata, estruturas independentes.

Nenhum comentário: