14.2.14

A adoção de uma metodologia de ensino para projetos arquitetônicos

O texto que desenvolvi  possui como objetivo discutir a necessidade de aplicação de uma metodologia projetual no ensino de disciplinas vinculadas ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos em cursos de graduação em Arquitetura. Vale salientar aqui que a proposta metodológica adotada vem a ser aquela que trabalha com a retomada dos critérios projetuais modernos, e que a base conceitual empregada é a que se relaciona diretamente com aqueles pontos de vista utilizados pelos mestres da modernidade universal e nacional. 
O material coletado para esta abordagem foi encontrado em artigos escritos por Mies van der Rohe, Gropius, Le Corbusier, Lúcio Costa, Piñón, Rowe, entre outros. Assim, a base conceitual desta discussão está direcionada ao entendimento das variantes deste artigo, que são: arquitetura, projeto arquitetônico, metodologia de ensino em projeto – relacionadas com princípios de modernidade.
 Procurar-se-á observar a relação existente entre estas, e de que forma as mesmas interagem na prática docente, observando-se, finalmente, os resultados obtidos em se adotar tal proposta metodológica.
Palavras-chave: arquitetura, projeto arquitetônico, metodologia de projeto. 
Quem quiser ler o texto completo deve entrar no site abaixo:

Nenhum comentário: