Entrevista concedida pela arquiteta
Alcília Afonso (Kaki) à jornalista Marta Alencar da Revista Cidade Verde, no
dia 23/07/2015.
1 - O que é necessário para que
um patrimônio seja tombado e no que isto implica?
Inicialmente, esclareço que os bens
patrimoniais podem ser tangíveis ou intangíveis. Os tangíveis, podem ser móveis
ou imóveis. E dentro dessa classificação estão incluídos os bens naturais e
construídos.
Para um bem ser tombado ele precisa ter
um significado e um determinado valor para a memória coletiva de uma
determinada população, comunidade, cidade, lugar.
O valor pode ser sentimental, histórico,
cultural, arquitetônico, urbanístico, entre outros, e dependendo dessa
valoração, o grau de preservação varia.
2 – A senhora tem algum levantamento
e/ou estudo a respeito de imóveis tombados em Teresina que foram não foram
preservados ou demolidos?
Em 2014, estávamos dando continuidade
no GPE/SEMDUH a um inventário dos bens arquitetônicos de Teresina, que havia
sido iniciado pelo arquiteto Olavo Pereira, anos atrás, e que havia ficado
inacabado.Com a minha saída de Teresina, em abril de 2015, esse trabalho continuou sendo realizado por um
trabalho de extensão que montei, coordenado pelo arquiteto Victor Veríssimo do
GPE, juntamente com alunos do curso de Arquitetura e urbanismo da Ufpi,
supervisionados pela prof. Ana Rosa Negreiros. O material, portanto,
encontra-se no GPE/SEMDUH.
3 – Em Teresina, um grupo de
estudantes de comunicação e arquitetura realizaram o Movimento Viva Madalena,
com o intuito de manter preservado um imóvel localizado no centro que estava
sendo desmoronado. A senhora acredita que movimentos como esses são importantes
para a preservação da memória da cidade, já que a fiscalização do poder público
é ineficiente?
Acredito que sim, é muito importante.
Acompanhei via online o movimento Viva Madalena , e acionei colegas de
profissão e luta pela preservação do patrimônio em Teresina, como Natan
Portela, da OAB/PI, Sanderland Ribeiro/CAU PI, Leide Sousa, Patrícia
Mendes/Fundac, para colaborarem, orientando a luta dos alunos pela preservação
da casa.
Fiquei emocionada em ver essa turma
jovem, contribuindo para um trabalho que passei mais de 30 anos desenvolvendo
na cidade, e muitas vezes, com pouquíssimo apoio da comunidade, que não possuía
essa mobilização social.
Sabe-se das dificuldades da política na
área de preservação cultural, a falta de equipe, de espaço, de legislação
atualizada, e a vontade popular é fundamental para contribuir nos abusos
praticados pelo poder econômico, que deseja passar por cima de todos, e de
tudo,para implantar as suas propostas, desrespeitando todo um trabalho
existente.
4 – A senhora tem conhecimento a
respeito do mestre de obras que contribuiu para a construção da maior parte dos
imóveis localizados no centro de Teresina? A senhora pode falar mais sobre a
história dele.
Nunca ouvi falar desse "mestre de
obras"...Isso é lenda! Não houve apenas um, mas vários pedreiros, vários
mestres de obras, engenheiros, construtores, arquitetos que juntos, construíram a
história arquitetônica do centro histórico de Teresina. A arquitetura
e sua produção é complexa e interdisciplinar e em mais de 30 anos trabalhando
nessa área, jamais ouvi referência a esse personagem que perguntas.
5 – Com relação a responsabilidade da
preservação desses patrimônios. A senhora acredita que isso parte da Prefeitura
de Teresina, órgãos de preservação, proprietários desses imóveis ou da
sociedade como um todo?
O trabalho de preservação cultural é um
processo, composto de várias etapas, nas quais os distintos atores devem agir
juntos. A população solicita a preservação, o poder público estuda os casos,
aplica as leis, e mais uma vez , poder público e sociedade civil organizada
fiscalizam e correm atrás de propostas de revitalização, restauração,
intervenções.
Nesse processo, é fundamental, o
trabalho de educação patrimonial, sempre de forma constante e me todos os
níveis e mídias.
Todos juntos, conseguem mais força para
tentar mudar esse triste cenário cultural brasileiro de nossas cidades, que
desprezam a história urbana e arquitetônica de nossos lugares.
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