22.12.08

Tese doutoral completa na rede sobre Arquitetura moderna em Recife nos anos 50

Informo aos colegas pesquisadores,arquitetos e interessados que está publicada na internet,através da biblioteca da ETSAB/UPC(Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona) a minha tese doutoral defendida em novembro de 2006 que trata da consolidação da arquitetura moderna no Recife nos anos 50.O estudo realizado trata

A direção na net é:



http://www.tesisenxarxa.net/TDX-1222108-170758/




A pesquisa teve o apoio da CAPES, através da concessão de bolsa de doutorado pleno no exterior, e da UFPI, através da liberação para a realização do curso na Espanha, no período de quatro anos.


A pesquisa desenvolvida tinha como objetivo, comprovar a existência de uma “Escola de Recife” no cenário nacional, caracterizada pela busca em adaptar o vocabulário moderno à realidade tropical, com aspectos culturais, sociais, econômicos e principalmente, climáticos, muito específicos, que necessitavam ser considerados, para a adoção de uma arquitetura moderna na região nordestina brasileira, esclarecendo sobre o papel desenvolvido pelos arquitetos Mário Russo, Acácio Gil Borsoi, Delfim Amorim e Heitor Maia Neto na formação desta “Escola”, analisando suas contribuições para tal processo, como professores do curso de arquitetura da Escola de Belas Artes de Pernambuco/ EBAP, e como, profissionais liberais, atuando na elaboração e execução de projetos arquitetônicos.A pesquisa analisou as soluções projetuais e construtivas para a melhoria de uma arquitetura sustentável nos trópicos brasileiros, constatando que a arquitetura moderna teve sim, uma preocupação com o “lugar”, diferentemente do que a critica escreveu sobre a mesma, sendo a pesquisa realizada, uma comprovação de tal afirmativa.


Recife foi a primeira capital nordestina a ter um curso de arquitetura criado em 1934, e somente em 1949, contratou um arquiteto italiano, Mario Russo, para lecionar a disciplina de composições arquitetônicas. Em 1951, contrataram o carioca Acácio Gil Borsoi, e em 1952, o português Delfim Amorim e o pernambucano Heitor Maia Neto, que juntos, revolucionaram o ensino e a produção arquitetônica na região, influenciando a toda uma geração de profissionais que naquela “Escola” estudaram.


A originalidade desta pesquisa está no fato de que, pela primeira vez, foi estudado em paralelo, o trabalho destes quatro arquitetos responsáveis pelo processo de consolidação da modernidade nordestina, durante os anos 50, contrapondo seus pensamentos e produções arquitetônicas, identificando os pontos comuns entre elas.


Para o desenvolvimento da investigação, foram levantadas questões que nortearam o decorrer do trabalho, a saber: 1) haviam sido realmente os arquitetos Borsoi e Amorim, citados por reconhecidos autores como Bruand (1978), Segawa(1997), os únicos responsáveis pelo processo de consolidação da arquitetura moderna, ou haveriam, mais outros personagens, ainda não publicados e reconhecidos?; 2) Existiu ou não, uma “Escola de Recife”, que influenciou toda uma região, devido à abrangência do trabalho profissional destes arquitetos em várias capitais nordestinas?


Para contestar a tais indagações, aplicou-se uma metodologia empregada na linha “a forma moderna” do programa de doutorado em projetos arquitetônicos da ETSAB, proposta pelos professores Dr. Helio Piñon e dra.Teresa Rovira, que orienta no sentido de desenvolver um enfoque arquitetônico, no qual o desenho e a fotografia são os meios mais convenientes e precisos para especificar a construção de um edifício e comunicar sua arquitetura.Dessa forma, a pesquisa aprofundou uma investigação arquitetônica e visual, até então, inédita a respeito de 60(sessenta) obras produzidas pelos arquitetos anteriormente citados durante os anos 50 na cidade de Recife.


A metodologia proposta trabalhou com análises dos edifícios através do “redesenho” dos projetos originais, conseguidos em arquivos pessoais e públicos municipais, possibilitando uma melhor compreensão do processo projetual dos mesmos, observando pontos como a implantação do edifício no terreno, o uso da modulação em plantas e em fachadas; o emprego de tramas ordenadoras; a distribuição em planta de blocos funcionais; a atenção à estrutura e suas relações com esquadrias e paredes; as soluções climáticas e tratamento volumétrico, entre outros. A visita às obras ainda existentes e a observação atenta aos detalhes construtivos, através do olhar atento, proporcionou também, um melhor entendimento formal e visual das mesmas.


Somente após haver redesenhado e compreendido o processo projetual destes edifícios analisados, foi possível contrapor o conjunto da produção dos quatro profissionais, buscando soluções projetuais e construtivas adotadas, concluindo sobre a existência ou não, de uma “Escola de Recife” e as contribuições da mesma para o desenvolvimento de uma arquitetura moderna nordestina.

Um comentário:

R.R.Dias disse...
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