15.4.09

Prêmio Pritzker 2009: Arquiteto suiço Peter Zumthor




O arquiteto suíço Peter Zumthor é o vencedor do Prêmio Pritzker 2009, a mais importante distinção internacional concedida a um arquiteto. O prêmio reconheceu os trabalhos variados de Zumthor, que incluem capelas, museus, casas de repouso e um complexo de termas. O arquiteto receberá US$ 100 mil e também uma medalha de bronze, segundo informação da revista AU.




Filho de um marceneiro, Zumthor aprendeu carpintaria em idade precoce. Ele estudou no Pratt Institute, em Nova Iorque na década de 1960. O arquitecto trabalhou em muitos projetos de restauração histórica, que deu a ele uma maior compreensão da construção e as qualidades de diferentes materiais de construção rústica.








Os seus prédios exploram as qualidades espaciais,os detalhes construtivos e materiais. Em 1998, Zumthor recebeu o Prémio de Arquitetura Carlsberg pelos seus desígnios do Kunsthaus Bregenz em Bregenz, na Áustria e da Suíça Turismo em Vals, Suíça. Zumthor lecionou no Instituto de Arquitetura Sul da Califórnia em Los Angeles, na Universidade Técnica de Munique, na Academia de Arquitetura Mendrisio, Università della Svizzera Italiana, e na Harvard Graduate School of Design.





O júri elogiou Zumthor pelas estruturas atemporais que se inspiram nas culturas em que são construídas. Segundo os jurados, os edifícios do arquiteto "têm uma presença marcante e ainda evidenciam o poder de uma intervenção criteriosa, mostrando-nos mais uma vez que a modéstia da abordagem e a ousadia do resultado final não são mutuamente excludentes".

Outras obras de Zumthor são o Museu Kunsthaus (Áustria), o Museu de Arte Kolumba (Alemanha), a Capela de São Benedito (Suíça) e a Capela rural Irmão Klaus (Alemanha).

Fonte das imagens: www.piniweb.com.br

Nenhum comentário: