29.8.09

Pesquisas sobre Arquitetura Moderna piauienses no 8º. Seminário Nacional do DOCOMOMO BRASIL




Será realizado entre os dias 1 a 5 de setembro o 8º.Seminário Nacional do DOCOMOMO BRASIL na cidade do Rio de Janeiro, que constará de uma vasta programação voltada para as discussões referentes à documentação e conservação da arquitetura moderna no Brasil e no mundo.

Durante o seminário a UFPI estará representada com a apresentação de trabalhos da professora Dra. Alcilia Afonso, que apresentará trabalhos sobre pesquisas realizadas sobre o arquiteto piauiense Anísio Medeiros, bem como, sobre “ A Cidade dos Motores: um modelo de cidade industrial”, que seria construída em Xerém, no Rio de Janeiro.


Perspectiva geral da “Cidade dos Motores”: observar o traçado proposto e a verticalização dos edifícios habitacionais.

Fonte: revista L’Architecture d’Aujourd’Hui.1947.p.102




Proposta da TPA para a primeira etapa: duas unidades habitacionais e o Centro Cívico.

Fonte: revista L’Architecture d’Aujourd’Hui.1947.p.103


A Professora Alcilia Afonso (Kaki) que coordena um grupo de pesquisas sobre modernidade arquitetônica na UFPI, estará acompanhada de pesquisadoras teresinenses que também enviaram trabalhos para o evento, tratando de obras modernas construídas no Piauí, como por exemplo, o Centro Administrativo, o Rio Poty Hotel, entre outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezada Kaki,

Utilizei foto, de sua autoria, do Monumento aos Heróis do Jenipapo, para ilustrar postagem em meu blog http://domacedo.blogspot.com/ .

Grato, e parabéns pelo seu blog.

Dodó Macedo.

Unknown disse...

Fico feliz que tenhas gostado e sempre que precises,podes usar o materila blogado,pondo os créditos da autora.Abs