23.9.09

Pedregulho: abandono do acervo moderno carioca.


Foto: Kaki Afonso.Set/ 2009



Foto: Kaki Afonso.Set/ 2009



Foto: Kaki Afonso.Set/ 2009

Uma das mais simbólicas obras da modernidade brasileira, especificamente carioca, passa por sérios problemas de conservação, encontrando-se em acelerado processo de abandono e destruição.


Projeto do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, o conjunto habitacional construído no final dos anos 40, possuía um ideário moderno presente em seu programa de necessidades, que além de contemplar a área habitacional com distintas tipologias, possuía escola, creche, ginásio coberto, piscina, mercado público e lavanderia.


Foto: Kaki Afonso.Set/ 2009


Foto: Kaki Afonso.Set/ 2009


Alguns destes equipamentos ainda existem, mas observou-se em recente visita ao local, o precário estado de conservação de um dos seus mais belos blocos, o serpenteado vazado por um pilotis intermediário, e trabalhado com distintos tipos de elementos vazados, formando “tapetes”, além de criarem uma “segunda pele” na fachada ensolarada.


Foto: Kaki Afonso.Set/ 2009




Foto: Patricia M.Set/ 2009


Os moradores vêm se organizando, no sentido de cobrar das autoridades uma atitude para o resgate desta obra, que foi um dos mais importantes exemplos de proposta habitacional de interesse social desenvolvida naqueles anos no Brasil.


Vários alunos de arquitetura, em nível de graduação e de pós-graduação vêm estudando e resgatando esta obra, a qual, desde os anos 80, vem sendo “analisada” pelo IPHAN, para que seja tombada.


Assim, nos manifestemos e peçamos ao IPHAN, que tome as devidas medidas, antes que literalmente o conjunto “tombe” de vez, antes de se tornar patrimônio moderno nacional.

Um comentário:

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Um absurdo que um prédio deste, tão importante para nossa arquitetura moderna, tenha chegado a este nível de degradação.
Se um exemplar de tamanha importância chega a esse ponto, não é de estranhar o que vêm acontecendo com as pequenas preciosidades deste período que nossas cidades ainda guardam.