13.11.09

8ª. BIA/ Bienal Internacional de Arquitetura.São Paulo


Instalação do acesso principal
foto:Kaki Afonso.nov.2009



Interior do espaço do pavilhão
foto:Kaki Afonso.nov.2009



Em São Paulo está ocorrendo a 8ª. BIA/Bienal Internacional de Arquitetura, organizada pelo IAB/SP, com o tema Ecos Urbanos, e se propõe a discutir a qualificação de áreas degradadas urbanas a partir de megaeventos, usando a Copa de 2014 como fundo.

A palavra ECOS, significando Espacialidade, Conectividade, Originalidade e Sustentabilidade.

Um dos principais objetivos da Bienal é propor a discussão sobre as grandes intervenções urbanas, através da exposição de obras e projetos instigantes que provocam o interesse do grande público e também discutir o papel do arquiteto na cidade contemporânea.



Interior do espaço do pavilhão
foto:Kaki Afonso.nov.2009


Conta com a participação de países como Alemanha, Itália, Hong Kong, Portugal, Estados Unidos, entre outros, expondo um pouco da produção contemporânea arquitetônica. O estado de São Paulo está muito bem representado com espaços destinados às ações estaduais e municipais na área urbana/ arquitetônica.


Participação da Faculdade de Arquitetura de Hong kong: estudos de formas arquitetônicas.
foto:Kaki Afonso.nov.2009

O presidente de honra da Bienal é o mestre Oscar Niemeyer, presente na belíssima arquitetura do pavilhão de exposição e em um grafite que pontua o espaço interno.



Interior do espaço do pavilhão
foto:Kaki Afonso.nov.2009

Na programação da Bienal, ocorreu o seminário internacional, Sustentabilidade e produção em Escala de habitação de Interesse Social, que nos dias 11 e 12 de novembro, esteve discutindo com profissionais da área, os temas pertinentes, tais como sustentabilidade do desenvolvimento territorial, do projeto arquitetônico e urbanístico na produção em escala da HIS, no desenvolvimento da gestão social, e o plano nacional de habitação de interesse social e a Lei Federal 11977/Minha Casa, minha vida. Entre os palestrantes, destaque para as palestras de Erminia Maricato, Nabil Bonduki, Rubem Pesci, entre outros.


Com Nabil Bonduki após a sua palestra
foto:Juliana Almeida.nov.2009

Nenhum comentário: