5.11.09

Acácio Gil Borsoi:1928-2009

Morreu Acácio Gil Borsoi (1928-2009), ontem, dia 4 de novembro em São Paulo, após uma série de tratamentos que vinha realizando.

Borsoi, como era conhecido, foi sem dúvida, um dos mais importantes nomes da arquitetura recifense, mesmo sendo carioca, pois foi na cidade de Recife, que ele pode atuar durante 28 anos como professor de arquitetura na UFPE, e ser proprietário de um escritório, que juntamente com uma equipe super atuante, desenvolvia projetos em todos os lugares do Brasil, deixando a sua marca, na arquitetura brasileira moderna e contemporânea.

Tive a honra de conhecer pessoalmente, e entrevistá-lo em 2005, ainda com a presença de sua companheira de vida e de profissão, Janete Costa. A entrevista fazia parte de minhas pesquisas sobre arquitetura moderna recifense nos anos 50, para a elaboração de minha tese doutoral intitulada “La Consolidación de la arquitectura moderna en Recife en los años 50”, apresentada em 2006 ao departamento de projetos arquitetônicos da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona.

Foi em uma tarde de fevereiro na casa da rua do Amparo, em Olinda, na qual pude constatar o amor e o carinho que havia entre aquele casal, que sempre foi uma referência em minha vida e formação profissional como arquiteta.

O espaço da casa era pura arte/arquitetura, e a sintonia entre o casal era visível: eles eram amigos, cúmplices e grandes companheiros um do outro, e em todo o momento, se podia sentir a energia positiva existente entre eles.

Borsoi deve estar feliz onde está agora, pois foi ao encontro de sua companheira, que teve que deixá-lo às pressas, também por motivos de saúde, no ano passado.

Juntos, devem estar arquitetando obras no céu.

Para saber mais:

AFONSO, Alcilia. La consolidación de la arquitectura moderna en Recife en los años 50. Barcelona: tese doutoral/ departamento de projetos arquitetônicos. ETSAB/ UPC.2006.

Nenhum comentário: