11.10.10

LIVRO: DOCUMENTOS DE ARQUITETURA MODERNA NO PIAUÍ


Autoras: Alcilia Afonso e Ana Rosa Negreiros

Em 2007, foi criado o Grupo “Modernidade arquitetônica”,grupo de pesquisa sobre arquitetura moderna produzida no Piauí, que vem atuando até nossos dias.

A proposta inicial foi a de criar no curso de graduação em arquitetura

e urbanismo da UFPI, um embrião de um futuro núcleo, baseado e tomando como modelo, o trabalho metodológico desenvolvido pelo Grupo Form, coordenado pela prof. Dra. Teresa Rovira no programa de doutorado em projetos arquitetônicos da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha. (ETSAB/ UPC).

Como ex-aluna do programa, ex-orientanda da professora catalã, e investigadora colaboradora do Grupo Form, trouxe a metodologia de pesquisa para o Piauí e implantei junto aos alunos, um grupo de investigação formado por ex-alunos e alunos do curso da UFPI, que vêm colaborando de forma constante e enriquecedora com as pesquisas sobre modernidade arquitetônica no Estado.

Este livro é um dos excelentes resultados deste trabalho: formado por artigos publicados pelos membros do Grupo, em congressos nacionais, além de um inventário analítico arquitetônico sobre as principais obras modernas, ou que utilizam na contemporaneidade, critérios projetuais da modernidade.

É um trabalho inédito, e da maior importância para o estudo da arquitetura piauiense, pois por primeira vez, os projetos arquitetônicos são resgatados , através de desenhos, fotografias, além, de também, estar se levantando e divulgando dados sobre os principais profissionais que implantaram a modernidade no Estado, expondo as suas biografias.

Trata-se, pois, de um rico trabalho de resgate da memória arquitetônica piauiense, ainda tão pouco estudada e difundida. A qualidade alcançada da obra apresentada é fruto da dedicação de nossos incansáveis e empolgados colaboradores.

Dedica-se aqui, um agradecimento especial à arquiteta e ex-aluna, Ana Rosa Negreiros Feitosa, e à aluna Samara Veloso,que montaram todo o trabalho, dedicando grande parte de seu tempo a esta empreitada.

Esclareço ainda, que se trata de uma difusão inicial, que certamente dará origem a demais que virão mais aprofundadas, e com um maior número de exemplares. Mas, o que se quer, é dar inicio ao processo de divulgação deste acervo o quanto antes e procurar tomar medidas urgentes no sentido de inseri-lo no rol das obras a ser preservadas pelos órgãos competentes em nível nacional, estadual e municipal.

A primeira edição foi possível graças ao apoio da UFPI, do Sinduscon/PI, do Crea /PI e da Gráfica Halley, que patrocinaram a publicação desta obra.

Prof. Arq. Dra. Alcilia Afonso (Kaki).

Coordenadora do grupo de pesquisa sobre Modernidade Arquitetônica. UFPI

Nenhum comentário: