5.12.10

Mestrado em "viviendas del siglo XXI"

Na UPC/ETSAB está tendo um mestrado em ""viviendas del siglo XXI", que tem como um dos mentores o arquiteto e professor Josep Montaner.

Em minha estadia aqui em Barcelona, investigando sobre habitações de interesse social e políticas catalanas na área, para comparações com o caso brasileiro, tenho assistido às conferências que o mestrado tem proporcionado e tenho tido a oportunidade de ouvir e refletir sobre questões como as mudanças ocorridas na cidade, e na forma de viver e consequentemente, de se projetar a arquitetura e a cidade.

E a lógica urbana de ordenar o espaço,observa-se vem a cada dia, interpondo novas propostas, que muitas vezes, jogam com "capas" que criam cidades sobrepostas em um mesmo espaço, como é o caso das favelas brasileiras.

Críticas urbanísticas a parte, pelos problemas que tiveram após a pós-ocupação, mas sou adepta das propostas arquitetônicas da cidade moderna, pensada funcionalmente, organizada em setores, limpa, ordenada, como as quadras de Brasília, como alguns bairros franceses, holandeses,alemãs e em Barcelona, por exemplo, o Polígono de Montbau.

Tipologias variadas, e ordanação dos espaços públicos que criam parques,praças de convivência, dotados de equipamentos sociais, como escolas,postos de saúde, além de serviços comerciais.Olhar estas intervenções e tirar delas,lições, e analisar os erros que podem ser revistos e repensados é bom para se planejar espaços habitacionais na contemporaneidade.



Polígono de Montbau
Foto:Kaki Afonso.Nov. 2010



Polígono de Montbau
Foto:Kaki Afonso.Nov. 2010



Polígono de Montbau
Foto:Kaki Afonso.Nov. 2010

Nenhum comentário: