26.3.11

Os professores que participarão do corpo docente da especialização em práticas projetuais em arquitetura e engenharia no CT/UFPI

Abaixo, postamos a relação do corpo docente que fará parte da especialização em práticas projetuais em arquitetura e urbanismo a ser realizada no Centro de Tecnologia da UFPI, a partir de maio.



Prof. Dra. Alcília Afonso de Albuquerque Costa

Professora associada nível 2 da UFPI, arquiteta graduada pela UFPE (1983), doutora em projetos arquitetônicos (2006/ ETSAB/ UPC), mestre em História da Arquitetura (2000/ UFPE), Especialista em Conservação Urbana e Territorial (1998/ MDU/ CECI) e em Arte e Cultura Barroca (1986/ UFOP/ IAC); Investigadora européia participando em grupos de pesquisa no Brasil e Espanha. Autora de diversos livros e artigos na área e autora de projetos arquitetônicos em suas diversas tipologias em várias cidades nordestinas. Coordena grupos de pesquisa em projetos, modernidade arquitetônica e patrimônio arquitetônico.

Prof. Msc. Alessandro Rhadamek Alves Pereira.

Engenheiro Agrimensor graduado pela UFPI (2004), Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação pela UFPE (2008), Professor Assistente da UFPI, lotado no departamento de Transportes, onde tem lecionado as disciplinas Topografia I, Levantamento e Locações Especiais para Engenharia de Agrimensura, Topografia II para Eng. Civil, bem como, membro do Conselho Administrativo do Escritório Escola do Centro de Tecnologia.

Prof. Dra. Ana Lúcia R. C. da Silveira.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1980), especialização em Controle de Ambiente em Arquitetura pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (1983), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é Professora adjunto da Universidade Federal do Piauí e professora do Instituto Camillo Filho. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Arquitetura bioclimática, conjunto habitacional, microclima urbano.

Prof. Dra. Artemária C. de Andrade

Engenheira Civil, graduado pela UFPI em 1996, com Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana (1998) e Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana (2005), ambos pela Escola Politécnica da USP. Professora da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e do Instituto Camilo Filho - ICF, onde leciona as disciplinas Tecnologia do Concreto, Gerenciamento de obra, Materiais e Técnicas Alternativas de Construção e Tecnologia das Construções. Consultora na área de gestão de produtividade, gestão de resíduos e planejamento de obras.

Prof. Msc. Luciene Brito Cardoso

Professora da Sociedade Piauiense de Ensino Superior (Instituto Camilo Filho),Arquiteta e Urbanista graduada pela UFPI (1999), Especialista em Ciências Ambientais (2001/TROPEN/UFPI), Mestre em Desenvolvimento Urbano (2006/MDU/UFPE); Elaboração de Planos Diretores Participativos e Planos de Gestão Urbana.

Prof. Dr. Pedro Wellington Gonçalves do Nascimento Teixeira
Engenheiro Civil, graduado pela UFPI em 1991, com Mestrado em Engenharia de Estruturas (1994) e Doutorado em Engenharia de Estruturas (1999), ambos pelas USP-EESC. Professor da UFPI, lotado no Departamento de Estruturas desde 1997, onde leciona as disciplinas Pontes, Estruturas de Aço e Sistemas Estruturais III. Responsável por diversos projetos de estruturas de pontes e edifícios residenciais e comerciais. Trabalhou como colaborador em diversos projetos de obras subterrâneas relacionados a estruturas internas de poços e túneis, subsolos de edifícios e estruturas de contenção em portos.

Prof. Msc. Sandra Selma Saraiva de Alexandria

Possui graduação em Arquitetura & Urbanismo pela UFPI (1997) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPI/TROPEN (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de ensino, projetos e pesquisas com ênfase em Processos Construtivos e Construções Sustentáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: baixo impacto ambiental, arquitetura sustentável, construção de terra e construção sustentável.

Prof. Msc. Ada Raquel Teixeira Mourão

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Dinâmicas Grupais (2000) e mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). Atualmente é doutoranda em “Espacio Público y Regeneración Urbana” pela Universidad de Barcelona;. Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí-UFPI na área de Metodologia Científica. Possui experiência em administração pública com ênfase na elaboração e coordenação de projetos sociais. Atua como investigadora na área de psicologia ambiental e estudos urbanos, principalmente em temas relacionados a desenvolvimento urbano e social, subjetividade, identidade e conflitos urbanos.

Nenhum comentário: