27.12.07

Niemeyer é 100.


“Niemeyer é 100.”

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu pais, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”(Oscar Niemeyer.Poema escrito sobre a curva em sua arquitetura)

Assim é a arquitetura de Oscar... E não é qualquer pessoa que consegue completar cem anos de vida em plena atividade profissional: só mesmo alguém iluminado e genial, como o maior arquiteto brasileiro, o mestre Oscar Niemeyer Sousa Filho.

Não se pode deixar passar em branco tal fato, inédito na história da arquitetura brasileira e por isso, esta coluna será dedicada a algumas curiosidades a respeito da vida e obra do nosso arquiteto maior.

Niemeyer e Lúcio Costa: uma amizade frutífera.

Nascido no Rio de Janeiro, em dezembro de 2007, Niemeyer gradua-se arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes (ENBA/ RJ) em 1934, e vai trabalhar no escritório de Lúcio Costa, tendo contato direto com arquitetos como Carlos Leão, Affonso Reidy,Jorge Moreira e Ernane de Vasconcelos.

Através de indicação de Lúcio Costa, Niemeyer é encarregado de acompanhar Le Corbusier, o mestre franco suíço, em sua segunda visita ao Brasil, durante uns 20 dias, tendo a oportunidade de conviver de perto com um dos mais importantes arquitetos do século XX. Le Corbusier encanta-se com a criatividade e o traço do recém formado arquiteto, dando-lhe, juntamente com o apoio de Lúcio Costa, o espaço necessário para que ele desenvolvesse com liberdade todas suas idéias. Dessa forma, através da indicação de Lúcio Costa, Niemeyer obteve um lugar no mercado, iniciando uma parceria que renderia muitos frutos no futuro, como Brasília, por exemplo.

Contato com JK: de Pampulha a Brasília.

Juscelino Kubitscheck foi sem sombra de dúvidas uma outra figura de grande importância na carreira profissional de Niemeyer, pois a partir de 1939, o então jovem político mineiro, prefeito na época de Belo Horizonte, contratou-o para projetar o bairro de Pampulha. Após uma noite inteira de trabalho, desenhando esboços e mais esboços, Niemeyer cria um conjunto arquitetônico composto por capela, cassino, casa de baile, o Iate Clube e um hotel (não construído), que revolucionou a arquitetura moderna produzida naqueles anos (1940-45), produzindo obras com grande liberdade plástica, contrapondo volumes prismáticos com curvas, que serão a marca registrada do arquiteto em todos os seus futuros projetos.

Brasília e os anos dourados: 50 anos em 5.

“50 anos em 5”: este era o slogan do JK, ao assumir o Governo do país. E ao seu lado, mais uma vez, estava Oscar Niemeyer, o arquiteto arrojado, que acompanhava o ritmo acelerado de JK. Orientado por Niemeyer, que estava à frente da Novacap, JK criou um concurso para a nova capital, em 1956, no qual saiu vencedor Lúcio Costa, que projetou um plano piloto que partiu de um gesto simples e simbólico: o sinal da cruz, feita pelos descobridores para marcar a posse da terra e o começo de uma nova civilização.

Brasília, atualmente, é tombada pela Unesco, considerada patrimônio da humanidade, sendo uma das únicas capitais planejadas, que seguiu em sua totalidade, os princípios do urbanismo moderno, com avenidas largas, super-quadras residenciais, eixo monumental, e uma arquitetura harmoniosa, que tem grande parte de seus principais edifícios projetados por Niemeyer: obras que foram e são, motivo de orgulho nacional profissional, fundamentais no processo de consolidação da arquitetura moderna brasileira, havendo influenciado grande parte dos arquitetos latino-americanos, especificamente, a nós, arquitetos brasileiros.

O prêmio Pritzker: o Nobel da arquitetura.

Em 1987, Niemeyer recebeu o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, e concedido anualmente, como forma de agraciar um arquiteto vivo. O prêmio foi instituído pela Fundação americana Hyatt, de responsabilidade da família Pritzker, e é o mais importante prêmio de arquitetura do mundo, havendo sido criado em 1979. Apenas dois brasileiros foram premiados: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

A fundação Oscar Niemeyer.

Quem possuir interesse em conhecer mais profundamente a obra deste importante arquiteto, responsável por projetos como o conjunto de Pampulha( Belo Horizonte), a sede da Unesco( EUA), Conjunto do Ibirapuera(São Paulo), Memorial da América Latina(São Paulo), edifícios em Brasília, Le Havre(Paris), somente para citar alguns exemplos, deve acessar o site www.niemeyer.org.br , ou visitar no corredor cultural do Rio de Janeiro, no bairro da Glória, a fundação Oscar Niemeyer, composta de um rico acervo bibliográfico e de projetos.


Nenhum comentário: