25.12.07

Arquitetura Moderna em Teresina



O presente texto apresenta um resumo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa “ Modernidade arquitetônica”, que investiga a respeito da arquitetura moderna em Teresina: análise de projetos e suas contribuições para a arquitetura regional, composto por alunos da graduação de arquitetura e urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI, orientados pela professora dra.Alcilia Afonso.

A pesquisa tem como objetivo, investigar a respeito da produção arquitetônica moderna teresinense, observando as adaptações sofridas para a adaptação de uma linguagem universal em uma realidade sócio cultural, geográfica e econômica local.

A cidade de Teresina é uma cidade relativamente nova (1852), quando comparada as demais capitais brasileiras de origem colonial, e a adoção de uma arquitetura moderna só foi possível nos anos 60, pois se observa que predominava no local, o gosto pela arquitetura eclética.

Assim, a proposta desta pesquisa é a de aprofundar investigações a respeito de um acervo que vem sendo destruído pouco a pouco, devido à falta de conhecimento das instituições e da comunidade, a respeito da importância do mesmo. Observando-se nesta produção, a contribuições projetuais, construtivas, técnicas, bem como, soluções climáticas que procuraram adaptar a modernidade aos trópicos brasileiros.

A intenção é de resgatar este patrimônio, analisar seus valores arquitetônicos e observar as contribuições projetuais do mesmo para o desenvolvimento da arquitetura no nordeste brasileiro.

A metodologia a ser empregada está dividida em duas categorias: 1) uma primeira, de cunho teórico, na qual os alunos envolvidos com o projeto realizarão pesquisas bibliográficas sobre a modernidade arquitetônica internacional, nacional e regional; Tal pesquisa será realizada em todos as fontes, primárias e secundárias, utilizando ademais a busca de informações em “sites” mundiais, encontrados na Internet, que tratem sobre o tema; 2) uma segunda, de cunho prático projetual, na qual, os alunos desenvolverão as análises das obras através das seguintes ações:

1. Levantar o acervo arquitetônico moderno teresinense, em arquivos municipais e privados, selecionando os principais exemplares.

2. Redesenhar em autocad (trabalho de digitalização) as obras modernas selecionadas para análise dos critérios.

3. Analisar os critérios projetuais relacionadas à estrutura, planta, coberta, volumetria, soluções de esquadrias e revestimentos.

Para tanto, utilizar-se-á uma metodologia de investigação que vem sendo trabalhada pelo grupo de pesquisa sobre “a forma moderna” do departamento de projetos arquitetônicos da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, ETSAB/ UPC, do qual a coordenadora deste grupo, a prof.dra. Alcilia Afonso, participa.

Os resultados obtidos na pesquisa têm sido bastante positivos, uma vez que o grupo tem realizado contatos diretos coma ETSAB/ UPC de Barcelona, aplicando no Piauí, a metodologia atualizada trabalhada naquele centro, bem como, ficando a par de todo referencial teórico atualizado sobre o tema. Através da orientadora do grupo, que é membro da DOCOMOMO (Documentação e Conservação do movimento moderno)/ seção Brasil, o grupo tem mantido contatos também com programas de pós- graduação brasileiros, divulgando os resultados das pesquisas e participando de redes sistemáticas, com professores nacionais e internacionais, colocando dessa maneira, a UFPI em rede.

O resultado do dinamismo do grupo foi a recente inclusão da orientadora na comissão de organização do próximo encontro nacional da DOCOMOMO Norte/ Nordeste, que ocorrerá em maio de 2008, na cidade de Salvador, marcando dessa forma, a presença da UFPI, através de pesquisas acadêmicas, no circuito nacional.

A equipe de alunos apresentou recentemente uma exposição referente à arquitetura moderna teresinense, composta por fotografias de edifícios modernos, e um resgate da produção arquitetônica do mineiro Antonio Luiz , durante a Feira de Ciência e Tecnologia promovida pelo Governo do Estado, que despertou um grande interesse do público presente, acarretando uma série de entrevistas na mídia impressa e televisa local.

Foi produzida também uma série de cartões postais sobre a modernidade arquitetônica teresinense, que surtiu excelentes resultados, devido à impressão de 1300 tiragens de 35 cartões postais, que vêm sendo distribuídos em eventos científicos locais e nacionais.

O inventário fotográfico e a produção de fichas tem sido um outro trabalho bastante importante produzido pelo grupo, que encaminhará a relação produzida ao IPHAN, a fim de que medidas de preservação do acervo sejam tomadas.

A mais recente produção do grupo modernidade arquitetônica está sendo a produção da exposição sobre o centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, sendo elaborados 26 painéis( figura 3), relatando e exibindo a vida e parte da obra de um dos mais importantes arquitetos brasileiros e o mais expressivo personagem da modernidade arquitetônica nacional.

Esta exposição será itinerante, circulando pelo Instituto Camilo Filho, UFPI e demais instituições de ensino superior estaduais.Foi elaborada por um novo grupo de alunas da graduação, que se somaram aos demais cadastrados inicialmente no projeto, observando-se dessa maneira, os resultados que causam o interesse e a participação discente na pesquisa universitária.

Acredita-se que os resultados obtidos neste projeto de pesquisa possam contribuir, inicialmente com o trabalho de preservação cultural que vem sendo desenvolvido a nível municipal, estadual e federal, ao inventariar e analisar a produção arquitetônica moderna, podendo assim inseri-la no trabalho de resgate e difusão deste período da história brasileira, e posteriormente, na adoção e melhoria das soluções técnico-construtivas empregadas na modernidade e que devem ser resgatadas e reutilizadas pelos futuros profissionais da área, que infelizmente, desconhecem a potencialidade dos recursos empregados nesta produção.

A modernidade arquitetônica vem sendo alvo de constantes discussões nacionais e internacionais, que vem trabalhando com o resgate da produção e dos arquitetos, bem como, com a requalificação arquitetônica destas obras edificadas nos anos 40 a 60.São casas, edifícios de uso mixto, antigas repartições públicas, cinemas, terminais de passageiros em aeroportos, fábricas, que infelizmente não estão ainda totalmente inventariadas, protegidas legalmente e por isso, passam por um acelerado processo de descaracterização.

O grupo de pesquisa pretende contribuir neste processo de resgate, estudando e divulgando este acervo, propondo soluções para a sua conservação, e para tanto, vem trabalhando com demais instituições como o IPHAN, FUNDAC, DOCOMOMO, apoiado em um referencial teórico trabalhado pelo programa de doutorado da ETSAB/ UPC de Barcelona, que tem nos livros do professor catalão dr.Helio Piñon, e da professora dra.Teresa Rovira, a sua base conceitual.


Um comentário:

Pam Krishna disse...

A Arquitetura moderna no Brasil começa na década de 30, mas em Teresina foi na década de 60 (no texto).

Em que "fase" da arquitetura um prédio (em Teresina) de 1948 está inserida?

*o prédio a que me refiro é o Prédio do INSS na praça João Luis Ferreira (primeiro arranha-céu de Teresina)

Se puder me ajudar... ficarei muito grata!!!

Obrigada!