27.12.10

Amaro Pinheiro de Albuquerque e Melo: uma homenagem.



Amaro Pinheiro de Albuquerque e Melo, nasceu em 9 de outubro de 1930, dia que eclodiu a Revolução de 30 em Recife, e faleceu em abril de 1986, de acidente automobilístico no interior da Paraiba. Graduado em medicina veterinária, foi lider estudantil,perseguido pela ditadura e tendo que viver afastado do Recife durante oito anos no sul do Brasil, pois estava fichado como comunista pelos militares.

Ao fundarem a Sudene, em 1962,trabalhou ali, desenvolvendo projetos agropecuários e agroindustriais, ao mesmo tempo que constituia com sua esposa, Maria da Conceição Afonso, conhecida como Celizinha, uma grande familia, composta por seis filhas e um filho.

Sensível, culto, e de uma família tradicional pernambucana, com formação religiosa, Amaro possuia um temperamento dócil,amável e passou para seus filhos o amor pela arte, pela cultura, sempre colocando, que em primeiro lugar, estava a formação profisional e a independência pessoal.

Eu tive a honra de ter este maravilhoso homem, exemplar, como pessoa, como meu pai.Guardo em mim até hoje os seus ensinamentos, os seus conselhos, as suas histórias.

2 comentários:

Cynthia Albuquerque disse...

Linda homenagem,priminha !

Fique com Deus.

Cynthia Albuquerque disse...

O amor é um belo sentimento.Pelas suas palavras vemos o quanto ama o seu pai. Como deve ter lembranças belas dessa convivência.Parabéns pela sua doçura e obrigada pelo acolhimento.

Cynthia.