27.12.07

“Construa certo, contrate um arquiteto...”



Este slogan que foi usado diversas vezes em campanhas realizadas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, é retomado neste artigo, com a intenção de provocar determinadas reflexões no leitor, sobre o que é arquitetura e qual o papel do arquiteto na sociedade.

O arquiteto e mestre Lúcio Costa (1902-1998), um dos mais importantes arquitetos e intelectuais brasileiros, definia arquitetura como “construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa."

Esta definição é bastante completa, uma vez que de uma forma clara, trabalha com temas que relacionam construção, espaço, época, meio, técnica e programa. A construção de espaços, realizadas em época/ tempo específicos, em um local/ lugar/ meio determinados, com seus aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais próprios e com programas de necessidades específicos a cada realidade.

Mas, caberia ainda nesta definição do que é arquitetura, o que colocou Oscar Niemeyer(1907), quando disse que é da criatividade aplicada à solução de problemas espaciais, que emerge a verdadeira arquitetura”. De fato, além do conhecimento técnico projetual e construtivo, o arquiteto trabalha constantemente com a criatividade, buscando sempre a relação entre a forma e a função, entre técnica e arte.

Complementando ainda mais estes conceitos, o Prof.dr. Carlos Lemos, da FAUUSP, disse que arquitetura seria, “toda e qualquer invenção no meio ambiente criando novos espaços, quase sempre com determinada intenção plástica, para atender as necessidades imediatas ou a expectativas programadas, e caracterizada por aquilo que chamamos de partido.”

O partido arquitetônico pode ser entendido aqui, como uma conseqüência formal derivada de uma série de aspectos ou condicionantes, tais como a técnica construtiva, segundo recursos locais (humanos e materiais); o clima; as condições físicas e topográficas do meio onde vai se intervir; o programa de necessidades, segundo usos, costumes; os aspectos econômicos locais e do empreendedor e as questões de normas e legislações para o uso do solo.

Muitas pessoas ainda desconhecem qual é realmente o verdadeiro papel de um profissional de arquitetura para o desenvolvimento social. Acham que arquiteto é somente uma “espécie de decorador...” Ledo engano! Somos nós arquitetos, os responsáveis pela imagem de nossas cidades, e estamos presentes em quase tudo que compõe o cenário urbano no qual vivemos.

A formação de um arquiteto tem duração média de cinco anos, onde são abordados temas com, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, patrimônio histórico, técnicas retrospectivas, instalações prediais, entre outros.

Durante este período de formação, o futuro arquiteto recebe um grande número de informações gerais, mostrando as diversas possibilidades profissionais, nas quais ele poderá atuar, de acordo com suas preferências e demandas mercadológicas.

Dessa forma, cabe ao arquiteto um grande leque de opções, no qual o mesmo deve se especializar através de pós-graduações e trabalhos práticos nas diversas áreas, sejam elas, projeto de edificações, planejamento urbano, restauração, arquitetura de interiores, entre outras. Necessário e imprescindível é o aprofundamento do conhecimento, a fim de que seja melhorada a qualidade dos serviços a serem prestados.

Por isso, tal como um enfermo procura um médico especialista em determinada área, assim deve ser o cliente com o arquiteto. A contemporaneidade exige a especialização profissional, e por isso, a sociedade deve conhecer a existência desta tendência também na arquitetura. Por exemplo:

1)Caso o cliente seja uma prefeitura, e necessite da melhoria urbana e social de sua cidade, procure um arquiteto especialista em urbanismo, desenho urbano,plano diretor, ou demais áreas afins.

2)Caso queira construir ou reformar seu imóvel, qual seja a tipologia, procure consultar-se com um arquiteto especialista em projetos arquitetônicos.

3)Caso o cliente compre um apartamento e queira solucionar os problemas de seu espaço interior, ou mesmo, que este cliente tenha um espaço já construído e queira apenas, torná-lo mais belo e funcional, contrate um arquiteto de interiores, especialista em layout de mobiliário, iluminação, por exemplo.

E assim por diante, considerado sempre que “cada caso é um caso”.

Dessa maneira, espera-se que este artigo tenha informado, de maneira bastante breve, sobre a necessidade de se projetar e construir corretamente, otimizando custos e obtendo qualidade plástica e funcional, contratando o profissional arquiteto especialista em sua respectiva área, a fim de que o produto arquitetônico, seja este qual for, tenha uma melhor qualidade tanto para o cliente específico, como para a construção da imagem da cidade na qual vivemos e somos responsáveis pela sua sustentabilidade.


5 comentários:

Anônimo disse...

I ωas аble to fіnd good info fгom youг blοg posts.


Fеel free to surf to my wеb blοg - www.sfgate.com

Anônimo disse...

I'm no longer certain the place you're getting уour іnfο, but gooԁ topiс.
I neeԁs to sρend somе time leaгning muсh moге or figuring out more.
Thank уou fοr fantastiс info I used to bе searchіng for this info for
my mіsѕiοn.

my web blog www.prweb.com

Anônimo disse...

I could not resist cоmmеnting. Verу well ωгitten!



Feel fгee to surf to mу blog post
... V2 Cigs

Anônimo disse...

Ӏ сould not rеsist commentіng.

Very well written!

Loοk into my weblog: V2 Cigs
my web page > V2 Cigs

Anônimo disse...

Do you mіnd if I quote a couple of your poѕts аs long as I pгoѵidе credit and sourсes back to уour blog?
Ϻy website iѕ in the very same aгea of inteгеst aѕ yours and my users would гeally benefit fгom а lot of the informatіon
you provide here. Please let me know if this alright with you.
Τhanks!

My homepage; www.sfgate.com