Foto: Kaki Afonso. 2009
Mimbó: um povoado que está situado próximo ao município de Amarante, e que preserva resquícios da cultura africana no estado do Piauí.
Foto: Kaki Afonso. 2009
O lugar no qual vive esta comunidade está localizado às margens de um vale, e sua população vem tentando manter a sua identidade cultural, apesar das tentações e influências da vida contemporânea.
foto: Kaki Afonso. 2009
Poderia ser preservado pelo Iphan, se o escritório regional local adotasse o conceito de paisagem cultural, considerando que a paisagem requer medidas legais e efetivas para sua proteção e defesa.
foto: Kaki Afonso. 2009
O Iphan nacional instituiu a figura da Paisagem Cultural Brasileira, através de Portaria nº 127 de 30 de abril de 2009, e segundo esta portaria, essa nova modalidade de reconhecimento de valores de sítios e paisagens de significação cultural é aplicável a porções peculiares do território nacional, representativas do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores.
Foto: Kaki Afonso. 2009
O acervo cultural ali existente é de grande valor, devido a seus atributos históricos, naturais e culturais que fazem desta comunidade um caso único no Estado.
A arquitetura das habitações ali existentes é predominante em tijolos de adobe, e em taipa, com paredes estruturadas com talos de palmeiras, que também são empregadas nas cercas/ muros.
Quase todas as casas possuem uma pequena varanda, com peitoril baixo, área de maior permanência dos habitantes, que ali ficam, descansando, conversando, ou simplesmente, contemplando o vai-e-vem das pessoas nas ruazinhas do lugar.
Foto: Kaki Afonso. 2009
As pessoas desta comunidade são de uma beleza que trazem em seus traços, a etnia negra, que é predominante no local, com pouquíssima miscigenação racial.
As danças tradicionais são também preservadas, e repassadas para os mais jovens pelos adultos, que realizam apresentações também, fora da comunidade.
Foto: Kaki Afonso. 2009
2 comentários:
Interessante seu olhar arquitetônico acerca das edificações no MIMBÓ. Gostaria de lhe mandar outros exemplos de construções de comunidades afrodescendente. Sei que vai gostar. E desde já fica o convite para uma visita. eduardo.campos@tsa.incra.gov.br
Bem legal isso
Uma excelente iniciativa do
governo de resgatar a cultura
da comunidade Mimbo.
Postar um comentário