25.4.10

Mimbó: tradição/ cultura e arquitetura.



Foto: Kaki Afonso. 2009

Mimbó: um povoado que está situado próximo ao município de Amarante, e que preserva resquícios da cultura africana no estado do Piauí.

Foto: Kaki Afonso. 2009

O lugar no qual vive esta comunidade está localizado às margens de um vale, e sua população vem tentando manter a sua identidade cultural, apesar das tentações e influências da vida contemporânea.



foto: Kaki Afonso. 2009

Poderia ser preservado pelo Iphan, se o escritório regional local adotasse o conceito de paisagem cultural, considerando que a paisagem requer medidas legais e efetivas para sua proteção e defesa.


foto: Kaki Afonso. 2009


O Iphan nacional instituiu a figura da Paisagem Cultural Brasileira, através de Portaria nº 127 de 30 de abril de 2009, e segundo esta portaria, essa nova modalidade de reconhecimento de valores de sítios e paisagens de significação cultural é aplicável a porções peculiares do território nacional, representativas do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores.



Foto: Kaki Afonso. 2009

O acervo cultural ali existente é de grande valor, devido a seus atributos históricos, naturais e culturais que fazem desta comunidade um caso único no Estado.

A arquitetura das habitações ali existentes é predominante em tijolos de adobe, e em taipa, com paredes estruturadas com talos de palmeiras, que também são empregadas nas cercas/ muros.

Quase todas as casas possuem uma pequena varanda, com peitoril baixo, área de maior permanência dos habitantes, que ali ficam, descansando, conversando, ou simplesmente, contemplando o vai-e-vem das pessoas nas ruazinhas do lugar.

Foto: Kaki Afonso. 2009

As pessoas desta comunidade são de uma beleza que trazem em seus traços, a etnia negra, que é predominante no local, com pouquíssima miscigenação racial.


Foto: Kaki Afonso. 2009

As danças tradicionais são também preservadas, e repassadas para os mais jovens pelos adultos, que realizam apresentações também, fora da comunidade.


Foto: Kaki Afonso. 2009


Foto: Kaki Afonso. 2009

2 comentários:

Eduardo Campos Rocha disse...

Interessante seu olhar arquitetônico acerca das edificações no MIMBÓ. Gostaria de lhe mandar outros exemplos de construções de comunidades afrodescendente. Sei que vai gostar. E desde já fica o convite para uma visita. eduardo.campos@tsa.incra.gov.br

celso marques neto disse...

Bem legal isso
Uma excelente iniciativa do
governo de resgatar a cultura
da comunidade Mimbo.