21.6.09

Casa Zenon Rocha. Teresina. 1952.


Foto: Jéssica Gualter.Maio de 2008.

O cliente era um atuante médico teresinense, Dr. Zenon Rocha que encomendou ao arquiteto uma residência para ser construída em um lote de esquina, entre as ruas Coelho Rodrigues e Dr. Área Leão, situado na Praça Demóstenes Avelino, área atualmente, central de Teresina. Na época na qual a casa foi construída, o local era considerado “arredor” do centro urbano, muito ventilado, por estar em uma região alta (conhecida pelo nome de Alto da Moderação) e possuidora de uma densa massa de vegetação, composta por mangueiras. A casa foi concebida em forma de “U”, implantada em um terreno de esquina retangular, com a fachada principal direcionada para o Norte, e a secundária, para Oeste. A planta teve seu programa resolvido em dois pavimentos, estando as áreas social e de serviço no pavimento térreo, e a área social, no pavimento superior.

Anísio Medeiros concebe por primeira vez na cidade de Teresina, um projeto com resolução de planta adotando critérios modernos: modulada, setorizada por áreas, criando espaços de lazer cobertos no pavimento térreo através da adoção de pilotis, valorização do espaço interno devido à criação de mezanino, e acesso ao pátio interno ajardinado e composto de árvores frondosas que criam um agradável conforto térmico na casa.










Desenhos de Jéssica Gualter.Maio de 2008.


A cidade por possuir um clima quente úmido, tendo apenas duas estações climáticas, uma seca e outra chuvosa, com uma alta taxa de insolação, necessitava de uma maior atenção às soluções climáticas, e por isso, pode-se observar o emprego de diversas propostas em busca do conforto ambiental, como por exemplo, a correta orientação solar das zonas espaciais, a abertura generosa de panos de esquadrias vazadas em persianas de madeira, a utilização de “buzinotes” que permitiam a circulação constante do ar nas fachadas, espaços internos com altos pés-direitos, transparências e integrações espaciais, e o uso de pátios internos.


Foto: Jéssica Gualter.Maio de 2008.

Desperta interesse na solução volumétrica, a adoção do teto “asa de borboleta”, utilizado inicialmente por Le Corbusier na Casa Errazuriz no Chile (1930), e posteriormente empregado de forma constante na linguagem plástica de Niemeyer em diversos projetos brasileiros (Casa M. Passos/ Rio de Janeiro, 1939; Iate Clube de Pampulha, Belo Horizonte, 1940; Casa JK, Belo Horizonte, 1943), e que se tornou uma solução bastante usual na arquitetura brasileira, por solucionar os problemas climáticos tropicais, ao substituir os tetos planos, por telhados cerâmicos inclinados, sendo encontrados em projetos modernos como os realizados por Reidy (Casa Carmem Portinho, Rio de Janeiro, 1952) e por Sérgio Bernardes (casa Jadir Souza, Rio de Janeiro, 1951).











Desenhos de Jéssica Gualter. Maio de 2008.


AFONSO (2006, p.78-79) realizou estudos sobre o emprego e difusão do telhado “asa de borboleta” na arquitetura moderna brasileira, analisando a adoção por arquitetos brasileiros, que empregaram de forma constante tal solução de cobertura, resultando em formas trapezoidais de fachadas em edificações modernas. E a casa Zenon Rocha, foi o primeiro exemplar produzido na capital piauiense, que influenciou a produção de outras residências na cidade, abrindo assim, as portas para a adoção da linguagem moderna em Teresina.

Bibliografia

AFONSO, Alcília. Arquitetura em Teresina:150 anos. Da Origem à contemporaneidade. Teresina: Gráfica Halley. 2002.

AFONSO, Alcília. La consolidación de la arquitectura moderna en Recife en los años 50.Barcelona: tese doutoral apresentada para o departamento de projetos arquitetônicos da ETSAB/ UPC. 2006

AFONSO, Alcília. Arquitetura e documentação: a pesquisa sobre modernidade arquitetônica em Teresina. Anais do 1º. Encontro Nacional de Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte, 2008.

AFONSO, Alcília. A preservação da arquitetura moderna nas cidades do nordeste brasileiro: os casos de Recife e Teresina. Anais do Arquimemória 3: Sobre a preservação do patrimônio edificado.Salvador, 2008.

AFONSO, Alcilia. A Fase moderna do arquiteto Anisio Medeiros no Piaui. Disponivel em http://www.kakiafonso.blogspot.com. Postado em 17/09/2008.

ALBUQUERQUE, Johana. Anísio Medeiros (ficha curricular). ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para Fundação VITAE. São Paulo, 2000.

Anísio Medeiros. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=personalidades_biografia&cd_verbete=384&cd_item=23 .Acesso em 22 de abril de 2008, 20:24:12


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom.